Nacional

Ernesto Araújo vai ao Senado explicar visita de Mike Pompeo a Roraima

O chanceler Ernesto Araújo foi convocado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado a dar explicações sobre a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, a Roraima na semana passada. A reunião ordinária começa a partir das 10 horas desta quinta-feira, 24.

Os senadores também querem questionar Araújo sobre as críticas feitas tanto por ele quanto pelo secretário do Estado americano ao regime de Nicolás Maduro. Pompeo chamou o presidente da Venezuela de “narcotraficante”.

O chanceler brasileiro endossou a opinião e ainda disse que quem se preocupa com a parceria do governo brasileiro com a Casa Branca nesta questão é “quem teme a democracia”.

A visita foi rápida, de apenas três horas, mas causou várias reações negativas, tanto internas quanto externas. No Senado, logo vieram declarações contrárias à passagem do secretário de Estado norte-americano pelo Brasil. Alguns senadores chegaram a pedir o adiamento da votação na indicações de novos embaixadores que estava marcada para o começo desta semana.

O senador Telmário Mota (Pros-RR), que solicitou a audiência com o chanceler, disse que Roraima tem uma relação pacífica com a Venezuela e que Pompeo trata o Brasil como “uma espécie de semicolônia”. No requerimento, Mota ainda repudiou os ataques feitos a Maduro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi um dos primeiros a criticar a presença americana na divisa brasileira com a Venezuela. Para ele, a passagem de Pompeo foi uma afronta à tradição da política externa e da defesa brasileiras.

A China também se posicionou sobre a visita, que ocorreu às vésperas das eleições presidenciais dos Estados Unidos. A embaixada chinesa no Brasil acusou Mike Pompeo de liderar uma “conspiração vil” para romper as relações do país asiático com a América Latina.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus