Desde o dia 1 de janeiro deste ano, até o último dia 21, já foram confirmados em todo o Estado, 37.267 casos da doença. O número é superior ao registrado em igual período do ano passado (30.681).
O município de Sinop (501 km de Cuiabá) registra, até o momento, o maior número de notificações (4.731). Logo em seguida, aparece a cidade de Rondonópolis (212 km da Capital), com 2.929 casos, Cuiabá registrou 2.779 notificações e Várzea Grande 618.
Ainda de acordo com dados da SES, 86 casos foram diagnosticados como o tipo grave da dengue. O quadro epidemiológico caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no Estado.
A Secretaria continua a recomendar medidas de prevenção da doença, como limpar calha dos telhados; pratinhos dos vasos de plantas; manter piscinas limpas; não deixar formar poças dágua; eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampar bem as caixas dágua e os poços.
Camila Ribeiro – Da Redação