Cidades

Dilma chama Mato Grosso de ‘eldorado’ e defende integração de modais

 
Após expor a alegria que disse ter sentido ao manobrar uma colheitadeira pela primeira vez, Dilma lembrou que além do plantio, a colheita é um dos eventos mais comemorados pela humanidade e certeza do futuro de um país. Na oportunidade, a petista ainda mandou um recado para a oposição: “Os pessimistas serão derrotados pela força enorme do povo”.  
 
A presidenta destacou alguns avanços em sua gestão no setor agropecuário, a começar pelo acesso ao financiamento de máquinas agrícolas de última geração. “Aliás, esta foi uma das marcas do governo Blairo Maggi”, citou.
 
Ela enfatizou o que considerou importante passo de sua gestão, a liberação de R$ 5 bilhões em financiamentos para a construção de armazéns. “Com uma safra que beira a casa dos 196 milhões de toneladas de grãos, precisamos garantir a estocagem logo após a colheita”, frisou , referindo-se ao Plano de Armazenamento lançado no ano passado pelo Governo Federal.
 
Foto: Mary Juruna A presidenta reconheceu os problemas de escoamento que os produtores ainda encontram, especialmente em Mato Grosso.  “Tenho duas grandes fixações: hidrovia e ferrovia”, confessou Dilma, defendendo ações imediatas para que estes dois tipos de modais comecem a funcionar efetivamente em Mato Grosso aliados ao transporte rodoviário. “Este é um dos poucos estados brasileiros que tem estrutura para três diferentes tipos de modais e precisamos aproveitar esta vocação”.
 
Dilma finalizou o discurso lembrando que seu governo tem investido também na formação de mão de obra qualificada para o campo através do Pronatec. “Hoje eu descobri que tenho duas profissões: presidente e motorista de máquina colheitadeira”, brincou, a contabilizar o grande número de profissionais da área que já se formaram por meio do programa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.