Economia

Declaração do Imposto de Renda é usada como isca por criminosos na internet

 
O novo ataque teve início ao mesmo tempo em que o Diário Oficial da União publicou a Instrução Normativa, que estabelece as regras para a entrega da declaração do IR ano base 2013.
 
“Prontos para fisgar os mais desatentos e desavisados, os criminosos estão enviando emails com a informação de que  a Receita Federal fez análises no CPF do cidadão entre os períodos de 2012 e 2013 e encontrou irregularidades.  O email contém um link para que o internauta verifique suas pendências junto à Receita Federal”, conta Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, distribuidora das soluções AVAST no Brasil.
 
Rodrigues lembra ainda, que é importante que o usuário não acredite em todos estes tipos de e-mail que recebe e que mantenham seus sistemas de antivírus sempre atualizados.
 
Programa
 
A Receita Federal liberou na manhã desta quarta-feira (26), o Programa Gerador de Declarações (PGD) do Imposto de Renda 2014 (ano-base 2013) para dispositivos fixos. 
 
Ao baixar o recurso pelo site do Fisco, o contribuinte já pode conhecer as novas funcionalidades do programa.
 
O aplicativo do IR 2014 para tablets e smartphones (m-PGD) só estará disponível no dia 6 de março – início da entrega das declarações. O uso de disquetes está abolido a partir deste ano. O prazo final para a entrega é 30 de abril, com multa prevista de R$ 165,74 para o contribuinte que perder a data. (informações assessoria)
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26