Com a previsão de que a frente fria deve chegar na próxima semana, foi antecipada a entrega de cobertores que devem ser doados para a campanha “Aquece Cuiabá”. O lançamento da ação aconteceu no mês de Março e as primeiras doações começaram a ser entregues para os moradores em situação de rua na última semana.
Os profissionais da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), foram às ruas, visitar pontos de aglomeração de moradores em situação de rua, como o Beco do Candeeiro e Praça do Porto, para oferecer cobertores e marmita.
Segundo a Secretária da SMASDH, Hellen Ferreira, durante a entrega dos cobertores, a equipe de abordagem social dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz também o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade, acolhimento dessas pessoas. Hellen também destacou que o direcionamento de cobertores à população de rua é feito em todas as frentes frias, devido às suas condições de vida que inviabiliza o armazenamento e o zelo do cobertor, tornando-o praticamente descartável.
“Dentre as atribuições, estão a informação do canal de denúncia, na qual a população de rua pode estar em contato com a prefeitura nos casos de atendimento especializado; os encaminhamentos aos albergues municipais onde são oferecidos a acolhida com a oferta de local de repouso, alimentação o acesso a documentos pessoais, além de solicitar gratuitamente o retorno à sua cidade de origem, caso não seja de Cuiabá” explica.
Doações
A forma de doação segue como as edições anteriores sendo possível ser feita online, via o site da campanha (www.aquececuiaba.com.br), ao preço de R$ 12,99 por cobertor já com frete e impostos inclusos. A opção via internet foi promovida, ainda em 2017, em razão do comércio local não oferecer estoque suficiente para atender a demanda, além de oferecer alternativa de menor custo aos doadores.
No total, as doações também poderão ser feitas em três pontos da cidade. No Supermercado BigLar (Miguel Sutil) e Jardim das Américas e um ponto de coleta no Palácio Alencastro.
Para mais informações acesse: www.aquececuiaba.com.br