Nacional

Chuvas que alagaram São Paulo não afetam Cantareira

As chuvas dos últimos dois dias levaram o caos a diversas regiões da Grande São Paulo. No entanto, apesar dos alagamentos que transformaram ruas e avenidas em rios de fortes correntezas, o Sistema Cantareira, principal conjunto de reservatórios a abastecer a região, voltou a registrar queda nesta sexta-feira (12), chegando a 7,5% de sua capacidade – incluindo a segunda cota da reserva técnica, também conhecida como "volume morto".
Foram dois dias seguidos de estabilidade, de acordo com dados da própria Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pela gerência de recursos dos reservatórios. Tanto na quarta (10) quanto na quinta-feira (11) os índices estiveram pouco acima dos 7,6%. Na região do Cantareira choveu apenas 5,3 mm em dezembro – mês que faz parte da temporada de chuvas no Sudeste, com média de precipitação de 220,9 mm.
Os outros sistemas que abastecem São Paulo também apresentaram queda nesta sexta. Em 24 horas, o Alto Tietê passou de 4,4%  para 4,2%. As chuvas sobre os seus reservatórios foi fraca, de 1,1 milímetro (mm) na quinta-feira. No Guarapiranga houve alta, indo de 31,5% 32,2%. Nele, a precipitação foi mais significativa no mês: 25,6 mm.

Na capital paulista, a chuva caiu com força em grande parte da cidade na quinta. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, entraram em estado de atenção as regiões oeste, sudeste e sul da cidade. O bairro do Butantã entrou em estado de alerta, com o transbordamento de um córrego nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares. Também por ali, houve alagamentos em Cotia, Osasco e Carapicuíba.

O CGE informou que nos próximos dias ocorrerão chuvas em volume significativo na cidade e também nas regiões onde estão localizados os sistemas de abastecimento de água. No fim de semana, uma frente fria que fica sobre o oceano, no litoral sul do País, avança lentamente em direção a São Paulo. O vento quente e úmido da região amazônica também entra no leste paulista, favorecendo a formação de nuvens e chuvas mais consistentes.

No sábado (13), as temperaturas variam de 19ºC a 24ºC. Os índices de umidade relativa do ar ficam entre 60% e 90%. Não há previsão de chuva para o início da próxima semana.

Fonte: Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus