Ao menos 320 mil consumidores estão sem luz neste domingo (21) por causa do temporal no Rio Grande do Sul. A área de concessão da AES Sul tem o maior número de pessoas afetadas e que chegou a ter 500 mil clientes sem energia neste sábado (20). Durante a madrugada, o serviço foi normalizado para 250 mil.
A empresa afirma que está com 1,3 mil funcionários trabalhando nas ruas, mas que não há uma previsão de retorno da energia. A recomendação da AES Sul é que os clientes busquem casas de parentes ou amigos. Os municípios mais atingidos são Santana do Livramento, Alegrete, Santiago, São Borja, na Fronteira Oeste, além de Santa Maria, Cachoeira do Sul e região.
Na área de atendimento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), são mais 35 mil pontos sem luz na Região Metropolitana de Porto Alegre, especialmente na capital, Viamão, Eldorado do Sul, Alvorada, Camaquã e Bagé. Também não há previsão de retorno da energia na área de concessão da empresa, que colocou equipes de emergência para agilizar as atividades.
Já na área de cobertura da RGE, a maioria dos problemas se concentra nos municípios de Cruz Alta, Santo ngelo, Taquara e Nova Prata. Equipes das empresas estão nas ruas, mas não há previsão para o retorno da luz.
Estragos
Além da falta de luz, o vento forte destelhou casas e derrubou árvores e postes em vários pontos do estado. Há falta de água em algumas áreas. Não há balanço oficial da Defesa Civil estadual. Os trabalhos de distribuição de lonas e atendimento às famílias atingidas estão sendo feitos por órgãos municipais até o momento.
Em Esteio, na Região Metropolitana, centenas de residências foram destelhadas. Ao menos 300 casas já foram atendidas, segundo a Defesa Civil do município. As famílias estão recebendo lona. As pessoas desalojadas foram para casas de parentes e oito estão desabrigadas. Muitos moradores tiveram as casas invadidas pela água e perderam móveis e eletrodomésticos.
Na mesma região, há estragos também em Alvorada, Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Dezenas de famílias estão sem energia elétrica e sem água desde as 21h de sábado (20). Em Porto Alegre, o temporal começou por volta das 21h, com fortes rajadas de vento e chuva intensa. Foram registradas quedas de árvore, postes e problemas no trânsito.
Atendimento ao consumidor
– AES Sul – Central de Atendimento: 0800 707 7272 ou SMS para o número 28410;
– RGE – Central de Atendimento: 0800 970.0900 ou SMS para 27350 (é necessário informar o número com a RGE, que consta na conta de luz do cliente);
– CEEE – Central de Atendimento: 0800 721 2333 ou SMS para 27307 com a palavra LUZ e o número da instalação;
Fonte: G1