O carnaval ainda não começou oficialmente, mas a movimentação nas ruas do Rio prova que a folia já chegou para ficar. Cerca de 1 milhão de pessoas participaram da festa de 115 blocos de sábado (18) a domingo (19).
O maior foi o Bloco da Preta, com 500 mil pessoas neste domingo no Centro, com homenagem ao centenário de Chacrinha. Após um desfile marcado por brigas e furtos em 2016, poucas confusões foram registradas neste domingo.
Segundo a Guarda Municipal, dois homens foram presos e um menor, apreendido. Outros três jovens que estavam com eles praticando furtos, segundo a Guarda, conseguiram fugir.
Sob sol e sensação térmica de 40°C, 200 mil pessoas seguiram o Chora Me Liga pela orla de Copacabana, para um carnaval em ritmo sertanejo (veja na reportagem acima).
O Suvaco de Cristo teve público de 15 mil foliões no Jardim Botânico. Na Barra, 70 mil pessoas acompanharam o Bloco da Barra.
A folia foi inaugurada bem cedo, como 4 mil pessoas no Cordão do Boitatá, no Centro. O Timoneiros da Viola, em Madureira, contou com a participação de 10 mil pessoas e, em Laranjeiras, o tradicional bloco infantil Gigante da Lira reuniu 4 mil foliões, entre adultos e crianças.
No sábado, foram cerca de 250 mil pessoas participaram da festa. O cordão que reuniu mais cariocas e turistas foi o Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, com 50 mil pessoas.
Fonte: G1