Portobello lança coleção Authentic com linhas assinadas, tecnologia focada no sensorial e mix de novos formatos, texturas e cores
Quatro linhas exclusivas, cocriadas pelo artista, designer e ativista, Oskar Metsavaht, o chef de cozinha Alex Atala, os designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff, compõem a coleção 2023, além de novos formatos, cores e as lastras, superfícies contínuas que reforçam o desenho inovador da marca.
Design, sustentabilidade, inovação e linhas cocriadas com grandes nomes do mercado de arquitetura, design e gastronomia compõem a nova coleção 2023 Authentic da Portobello. O conceito é inspirado na autenticidade dos produtos que podem ser usados na criação de ambientes únicos e com personalidade, resultado de um processo criativo da marca que envolve também o ciclo de inovação. Os lançamentos foram apresentados ao mercado na Expo Revestir, entre os dias 14 e 17 de março, no Pavilhão São Paulo Expo.
“O tema da autenticidade nada mais é do que ser a gente mesmo. Portobello sendo a Portobello. Para compor a coleção 2023, olhou-se todos os diferenciais de A a Z, desde a sustentabilidade, a forma como a gente encara e vive isso, até como se olha para o design, seja internamente, seja nas parcerias, o relacionamento com os arquitetos, as experiências internas, a experiência do cliente na loja. Tudo isso se materializa no produto. A Portobello é a Portobello por causa desse conjunto de soluções”, explica a diretora de Inovação e Branding, Chris Ferreira.
Segundo Chris Ferreira, a coleção deste ano traz como diferencial a inovação tecnológica em texturas, com efeitos alcançados através da tecnologia de impressão digital, até então indisponíveis no mercado de revestimentos cerâmicos no país. Tecnologia que pode ser vista e tocada em um dos destaques da coleção. Avantgarde recria o clássico carvalho em porcelanato, com texturas naturais e particulares que se diferenciam em cada uma das peças que compõem a linha. “Isso acontece não somente na madeira, mas também na reprodução do mármore e pedras”, complementa Chris Ferreira.
Para incrementar o tema da personalização, a Portobello aposta ainda em combinações de materiais novos e mármore com cores inovadoras, além de muitos acessórios. “Olhamos o ambiente e não o produto. Isso materializa a experiência com a marca”, ressalta a diretora.
Linhas assinadas
Como forma de impulsionar ainda mais a criatividade e inovação em design, a Portobello transforma o setor através da colaboração de olhares múltiplos. Por isso, dentro da coleção Authentic, os destaques são as linhas assinadas. São soluções em revestimento e mobiliário divididas em quatro linhas exclusivas cocriadas pelo artista, designer e ativista, Oskar Metsavaht, o chef de cozinha Alex Atala, os designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff.
Criador multidisciplinar que transita entre diversas áreas e reconhecido por defender e aplicar práticas socioambientais, Oskar Metsavaht se inspirou na identidade e tons que a natureza incorpora na terra para cocriar junto com Portobello a linha matéria_prima. A linha estará disponível em 20×120 e no inovador formato 30×120, em sete cores diferentes: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. Especialmente criada para fachadas, matéria_prima é 100% porcelanato e pode ser também utilizada em pisos e paredes de interiores.
As linhas de cozinhas desenvolvidas com Alex Atala e Patricia Pomerantzeff para a Officina Portobello serão apresentados na Expo Revestir como preview da coleção 2023 e disponibilizadas nas lojas Portobello Shop ao longo do ano. Os profissionais são parceiros de longa data da empresa, porém, essa é a primeira vez que assinam uma coleção para a marca. No caso de Alex Atala, que assina a linha A²to, a parceria também representa um processo de inovação da Portobello, de interagir com profissionais de diferentes áreas no processo criativo, além da arquitetura e design.
A bancada A²to é uma tradução em design dos atos ancestrais de conviver e cozinhar no mesmo espaço, a partir de referências da brasilidade, com materiais, formas e tecnologias inovadoras. As Lastras Portobello foram tatuadas com símbolos gráficos inspirados na floresta e transformadas em uma escultura multifuncional que recebe o que há no estado da arte para o prazer de cozinhar. A bancada A²to expressa a potência de compartilhar saberes, propondo uma evolução do espaço que habita nossas memórias mais afetivas, a cozinha dos encontros e dos sabores. Com a indução invisível, os acessórios essenciais da gastronomia e a possibilidade de se transformar em uma superfície minimalista e versátil para outras atividades do cotidiano, A²to multiplica e dinamiza os espaços da casa. A cozinha em torno do fogo, no meio da casa, vivendo e convivendo com a nossa natureza.
Entender o desejo de quem vê a cozinha como espaço-chave em suas vidas, faz parte do cotidiano de Patrícia Pomerantzeff. Qual a superfície desejada, o uso da área molhada, os acessórios, as cubas, as bordas, o entorno, enfim, as variáveis que devem ser traduzidas em design. Sistematizar e democratizar a melhor solução para a bancada da cozinha ideal foram os desafios da parceria Officina Portobello e Doma, que criaram DOMATECA, um sistema de design para personalização inteligente de cozinhas.
A linha é uma biblioteca de módulos componíveis que são definidos conforme o checklist de cada cozinha desejada, como a Doma Farm, que propõe a área molhada como protagonista em uma solução robusta e elegante. São formas ousadas e inusitadas que compõem uma solução que faz da funcionalidade uma premissa. A cozinha ideal, única, prática, funcional e com detalhes de alta-costura. O resultado é a cozinha de cada um.
A Portobello também antecipa a linha Solar de revestimentos cerâmicos, com a assinatura dos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, grandes parceiros na defesa da economia circular e design sustentável no Brasil. A linha faz parte do projeto Sururu: Conchas que Transformam, iniciado com o Cobogó Mundaú, elemento vazado produzido a partir da casca do sururu, molusco patrimônio imaterial de Alagoas e que ganhou esse nome em homenagem à Lagoa do Mundaú, na zona urbana de Maceió. A concha é a principal matéria-prima do projeto em parceria com o IABS (Instituto Brasileiro de Sustentabilidade) e do instituto A Gente Transforma, liderado por Marcelo Rosenbaum, responsável por gerar trabalho a comunidade local e oportunidades de sustentabilidade na região.
Solar é uma linha de revestimentos que resgata a linguagem da arquitetura brutalista, inspirada por Lina Bo Bardi. As conchas do sururu e o cimento se unem para produzir cores vibrantes e robustez, tornando as paredes mais sustentáveis do que nunca. As superfícies da linha reproduzem efeitos ripados e lineares, combinando com maxitijolinhos e suas cores solares iluminadas pelo efeito furta-cor das conchas. A beleza e a contemporaneidade da coleção são um convite a projetos que buscam um mundo melhor, mais bonito e sustentável. A parceria entre Portobello, Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio se aprofunda ainda mais no design essencial, com um projeto social que tem mudado a vida de uma comunidade inteira através do sururu. A nova linha é a prova de que é possível unir beleza, tecnologia e sustentabilidade em um só produto.
EM TEMPO: COMPLETAMENTE, APAIXONADA!