Política

Rejeição ao governo Michel Temer sobe para 46% em dezembro

A reprovação ao governo do presidente Michel Temer subiu para 46% em dezembro ante 39% em setembro, e o percentual de pessoas que desaprovam a maneira de governar do presidente aumentou para 64 % contra 55%, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (16).

A aprovação ao governo ficou em 13%, ante 14% em setembro, com variação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais do levantamento. Para 35%, o governo Temer é regular, ante 34 % no levantamento passado.

A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou ainda uma queda no percentual de indecisos, passando para 6% os que não souberam ou não quiseram avaliar o governo neste mês, contra 12% em setembro.

“A redução da indecisão vem acompanhada da insatisfação com o governo”, disse a CNI em nota sobre o levantamento.

Além das turbulências no cenário político enfrentadas pelo governo, a recessão econômica aprofundou-se no terceiro trimestre deste ano, com encolhimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8%, marcando o sétimo trimestre seguido de contração.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 4 de dezembro, dias após a demissão do ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima por uma polêmica envolvendo o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, na qual Temer foi citado como envolvido.

O levantamento também ocorreu depois de a empreiteira Odebrecht firmar acordo de delação premiada no âmbito da operação Lava Jato, mas antes dos vazamentos de delações em que Temer e assessores próximos foram citados.

De acordo com a pesquisa, a queda de popularidade do governo é maior entre a população com educação superior e renda familiar elevada.

"Entre as pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo cresceu 16 pontos percentuais entre setembro e dezembro. Passou de 33% para 49%", disse a CNI, acrescentando que a avaliação positiva do governo também caiu entre os que têm educação superior, com recuo para 13% ante 18% em setembro. 

Segundo a CNI, o levantamento ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios.

Fonte Reuters Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões