Balanço do ReclameAqui mostra que o número de reclamações sobre a Black Friday chegou a 1.179 das 18h de quinta (24) até o meio-dia desta sexta-feira (25) – queda de cerca de 25% em relação ao mesmo período de 2015.
Segundo o ReclameAqui, a queda, no entanto, foi maior na madrugada, chegando a 36% entre a 0h e as 6h. Já entre 7h e 12h, a queda foi menor: 18% em relação ao ano anterior. O pico de reclamações nesta manhã aconteceu às 10h, com 182 registros. Em 2015, a hora mais forte foi às 11h, com 215 reclamações.
Os três principais motivos de reclamações até as 12h foram propaganda enganosa, divergência de valores e problemas na finalização da compra.
Segundo o ReclameAqui, embora esteja reclamando menos, reflexo do menor volume de compras e do menor congestionamento dos sites, o consumidor está pesquisando mais. Houve um crescimento de 17% no volume de acessos às páginas de reputação das empresas no Reclame Aqui.
Redes sociais
Os homens falaram mais da Black Friday nas redes sociais e também lideraram as reclamações. Foram deles 67% das queixas registradas no Reclame Aqui e 58% dos posts no Facebook e Twitter tratando da promoção.
A faixa etária que mais reclamou foi entre 25 e 35 anos, concentrando 43,1% das queixas registradas, seguida pela faixa entre 36 e 45 anos, com 17,5%.
A Americanas chegou ao 14º lugar nos trending topics do Twitter, enquanto tinha sido no máximo o 19º antes de amanhecer.
Veja o ranking das empresas mais reclamadas e o nº de queixas:
Kabum!: 259
Americanas.com: 111
Netshoes: 63
Submarino: 63
Magazine Luiza (loja online): 48
Walmart (loja online): 42
Extra.com.br: 35
Casas Bahia (loja online): 34
Fast Shop: 30
Ponto Frio (loja online): 29
Outro lado das empresas
O Grupo Netshoes informa que disponibiliza uma equipe de atendimento, que está trabalhando continuamente nas 24 horas da Black Friday, focada em solucionar situações pontuais que possam ocorrer. Além disso, todos os relatos no ReclameAqui são devidamente analisados para um rápido retorno ao cliente. Ainda segundo a empresa, no portal de defesa do consumidor (http://www.reclameaqui.com.br/ranking/), a empresa conta com altos indicadores de reputação, constando como a segunda empresa que mais resolveu os problemas dos consumidores nos últimos 12 meses, e terceira nos últimos 30 dias.
Os sites do Pontofrio, Extra e Casas Bahia afirmam que têm como missão a busca pela excelência do atendimento ao cliente como diferencial competitivo, por isso estão apurando de forma ágil e transparente os casos relatados. A companhia informa que além do SAC e dos canais de rede sociais, em atendimento 24 horas até domingo, as marcas contam com departamento de Ouvidoria, que resulta na melhoria da qualidade de atendimento ao cliente.
O Magazine Luiza informa que reitera seu compromisso de proporcionar aos clientes uma campanha séria e com promoções genuínas, estando em constante aperfeiçoamento de seu atendimento, e que 100% dos consumidores são respondidos e mais de 90% deles consideram a solução bastante satisfatória.
O G1 procurou as demais empresas citadas no ranking de reclamações e aguarda resposta.
Fonte: G1