Política

PMDB está oficialmente rompido com Dilma Rousseff

O rompimento com a presidente Dilma Rousseff (PT) foi anunciado pelo PMBD nesta terça-feira (29). Após esta decisão, os seis ministros que o PMDB ainda tem no governo devem renunciar ao cargo, sob risco de punição se não o fizerem.

A moção que selou a saída do PMDB foi aprovada por aclamação, numa reunião que durou menos de cinco minutos em Brasília e que foi conduzida pelo senador Romero Jucá, um dos vice-presidentes do partido. Integrantes que participaram do encontro gritaram "Brasil pra frente, Temer presidente".

A decisão diminuiu as chances de a presidente conseguir impedir o seu impeachment. Se o afastamento de Dilma for aprovado pelo Congresso, o vice-presidente Michel Temer, do PMDB, assume a Presidência.

Temer não participou do encontro, bem como o presidente do Senado, Renan Calheiros, também do PMDB. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, esteve presente. Ele disse que o partido demorou demais para tomar a decisão.

Nesta segunda-feira, o peemedebista Henrique Alves se antecipou à decisão do partido e anunciou sua renúncia ao Ministério do Turismo. Ainda estão com o PMDB os ministérios de Minas e Energia, da Saúde, da Agricultura, dos Portos, da Aviação Civil e da Ciência e Tecnologia.

Desde 1985, o PMDB participou de todos os governos e era um aliado do PT desde o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após o anúncio, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que a saída do PMDB significa o fim do governo Dilma. "É o último prego no caixão", disse.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões