Foto: Divulgação
Cerca de 50 praticantes de badminton vão participar do segundo campeonato mato-grossense da categoria, em Tangará da Serra. O evento, que reunirá praticantes da modalidade, será realizado entre os dias 20 e 21 de novembro, na Vila Olímpica do munícipio. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizada pelo valor de R$20. O torneio também contará pontos importantes para o ranking estadual.
A modalidade que vem ganhando adeptos no Estado terá disputas nas modalidades sub 09, 11, 13, 15 e 17; principal; sênior; simples masculino/feminino; dupla masculino/feminino e equipe mista. "O Badminton vem crescendo bastante, principalmente nas cidades de Tangará da Serra e Campo Verde. A cada dia, o esporte vem ganhando novos adeptos", conta um dos organizadores do evento, André Matto.
"Temos excelentes atletas; todos interessados em aprender mais sobre o esporte, que foi introduzido em Mato Grosso, recentemente. Estamos apenas no início de uma caminhada longa dentro de uma modalidade que é uma das mais praticadas no mundo", explicou Matto. Para novas inscrições e mais informações é só enviar um e-mail para o endereço: andre.matto@hotmail.com ou através do telefone (65) 9906-3401.
Para quem nunca ouviu falar do esporte, o jogo é realizado com raquetes parecidas com as de tênis, porém muito mais leves e, ao em vez de bolas, são usadas petecas.
Badminton
Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço naquele país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.
O "poona" passou a se chamar Badminton quando, em 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.
Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estreia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje, existem 130 países membros da IBF.
Há seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelos atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.
Veja a reportagem na íntegra na edição 563.