Política

Governador participa da abertura do 7º Fomenta Nacional

Mayke Toscano/GCOM-MT

O governador Pedro Taques apresenta nesta terça-feira (17), às 9h, a minuta do Projeto de Lei da Micro e Pequena Empresa na abertura do 7º Fomenta Nacional, realizado pelo Sebrae, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O evento tem o objetivo de estimular a participação das micro e pequenas empresas em concorrências públicas e licitações. O Fomenta Nacional tem apoio do Governo de Mato Grosso e segue até quarta-feira (18), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.  

A lei abrange as categorias de Micro Empresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Micro Empreendedor Individual (MEI) que, juntas, correspondem a mais de 90% das empresas instaladas no Estado. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) elaborou a minuta do Projeto de Lei e contou com a colaboração da Assembleia Legislativa, parceria da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e consultoria do Sebrae. 

A lei visa normatizar a simplificação do registro das Micro e Pequenas Empresas, desde a abertura, alteração cadastral e encerramento. Prevê ainda a constituição de um Conselho Gestor da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro de Legalização de Empresas e Negócios) e criação de um Fórum Estadual Permanente da Micro e Pequena Empresa, que contará com a participação de representantes dos setores público e privado. Além disso, prevê a criação de uma linha de crédito específica que terá como agente financeiro a MT Fomento. 

A Sedec estará presente no evento juntamente com as autarquias vinculadas – MT Fomento e Jucemat (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso) – para esclarecer dúvidas e apresentar os serviços oferecidos pelo Estado. A Secretaria de Estado de Gestão também participará do Fomenta Nacional. 

A expectativa de público do Sebrae para o evento é de 1,2 mil participantes. O Fomenta Nacional é uma oportunidade para as pessoas que atuam com compras governamentais, que poderão trocar experiências e ter acesso aos especialistas em legislação e elaboração de editais. Já os empresários e produtores terão acesso à capacitação que ensinam como se preparar para as concorrências públicas.

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões