Nacional

Brasil autoriza permanência definitiva a 44 mil haitianos

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala durante solenidade de assinatura de acordo que concede visto permanente a refugiados haitianos (Foto: Alexandre Bastos/G1)

O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira (11) a concessão de visto de residência permanente a 43,7 mil haitianos que vivem no Brasil. O documento assegura o benefício aos imigrantes com registro junto à Polícia Federal ou ao Comitê Nacional para Regugiados (Conare). A solicitação do visto deve ocorrer em até um ano.

A assinatura do acordo contou com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do trabalho, Miguel Rosseto, e do embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Cherubin, que disse estar satisfeito com a medida do governo brasileiro.

Segundo Cardozo, 2 mil haitianos entraram no país por via terrestre apenas em fevereiro de 2015. O ministro afirmou que o Brasil sempre acolheu os imigrantes “de braços abertos, na forma que a nossa lei estabelece”.

Cardozo diz que o acordo assinado nesta quarta favorece o combate ao preconceito e busca integrar os imigrantes de modo definitivo à sociedade brasileira. “Inauguramos uma nova página. Nós nos adequamos à nova realidade. Os haitianos aqui contribuirão com nosso país, serão bem recebidos e teremos a alegria deste povo irmão incorporado à nossas vidas.”

O ministro Miguel Rossetto declarou que o ato é um compromisso de acolhimento. “A história do Brasil é repleta de exemplos de receptividade a estrangeiros. Este país é uma nação aberta”, afirmou.

A entrada de haitianos no Brasil ganhou força depois que um terremoto devastou o país caribenho em 2010, matando cerca de 300 mil pessoas. A maior parte dos haitianos chega pela cidade de Brasiléia, no Acre.

Para chegar até ao território brasileiro, os haitianos geralmente saem da capital do país, Porto Príncipe, e vão de ônibus até Santo Domingo, capital da República Dominicana. Lá, compram passagem de avião até o Panamá e depois seguem de avião ou de ônibus para Quito, no Equador.

Por terra, vão até a cidade peruana de Tumbes e passam por Piura, Lima, Cusco e Puerto Maldonado até chegar a Iñapari, cidade que faz fronteira com Assis Brasil (AC), por onde passam até chegar a Brasiléia.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus