Nacional

Tempo melhora em Santa Catarina, mas Defesa Civil mantém alerta

A queda de uma barreira entre os municípios catarinenses de Urubici e São Joaquim interrompeu hoje (10) totalmente o trânsito no quilômetro 402 da Rodovia SC-110. Técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) avaliam as condições da encosta para remoção da barreira e ainda não há previsão de liberação da pista.

A Defesa Civil do estado orienta os motoristas a procurar rotas alternativas. Hoje (10), subiu para 21 o total de municípios de Santa Catarina que comunicaram problemas devido à queda de granizo, a vendavais, chuvas intensas e inundações que atingem o estado desde a última quinta-feira (8).

Os eventos climáticos registrados ao longo da semana afetaram 2.370 pessoas e provocaram uma morte. Até a manhã de hoje, segundo a Defesa Civil, 125 pessoas foram desalojadas, 32 estão desabrigadas e 452 imóveis foram danificados ou destruídos.

De acordo com o último aviso meteorológico divulgado pela Defesa Civil, diminuiu o risco de temporais e de chuvas intensas para este fim de semana. Contudo, ainda persistem condições de pancadas de chuva do Planalto ao litoral, especialmente na tarde e noite deste sábado e no domingo, que podem alterar o comportamento dos rios.

É esperada, segundo a Defesa Civil, melhora gradativa dos cenários, porém fica mantido o alerta para o risco de inundações em Lages e Rio do Sul. Apesar da melhoria das condições meteorológicas, ainda há risco de transbordamento do Rio Itajaí Açu. No município de Lages, o rio está fora da calha, baixando lentamente.

Também há risco de deslizamentos no Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e oeste de Santa Catarina devido ao acumulado de chuva registrado em algumas áreas. Há previsão de continuidade da chuva no final de semana.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus