Foto: Ahmad Jarrah
Todo o aparato da Secretaria de Segurança Pública está mobilizado para encontrar o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), nesta quarta-feira (16). O ex-gestor está foragido da justiça, após escapar da prisão dos agentes da Delegacia Fazendária (Defaz), na tarde de ontem (15). Ele e outros três secretários são suspeitos de integrar grupo criminoso que desviou recursos públicos por meio de corrupção e lavagem de dinheiro.
As ações da Operação Sodoma estão sendo chefiadas pelos delegados da Delegacia de Combate à Corrupção, com apoio do efetivo e logística das demais unidades especializadas das polícias Civil e Militar. Na tarde de ontem, uma mensagem via rádio da Polícia Militar mobilizou toda tropa para uma possível abordagem do ex-govenador. "Por ordem do coronel Joelson Sampaio, secretário-adjunto de Gestão a patrulha informa que o ex-governador Silval Barbosa está com um mandado de prisão. Caso se deparem com Silval, por favor abordá-lo, atenção abordar ele, copiou?", disse a policial.
O advogado de Silval Barbosa, Francisco Faiad, disse que ainda não leu a decisão da justiça que permitiu os mandados de busca, apreensão e prisão do ex-governador. “Nossa equipe precisa ver o conteúdo das acusações para podermos emitir uma nota sobre o assunto. Por enquanto estamos indo ver a integra dos documentos para começar a nossa defesa”, comentou Faiad.
Questionado se ele saberia do paradeiro de Silval ou de suposta negociações para sua entrega, o advogado disse que desconhece essas informações e que ainda não teve contato com ele. “Eu não tive contato com meu cliente e desconheço qualquer negociação que supostamente esteja sendo feita”, explicou por telefone.
Suposto paradeiro
Informações de policiais da Defaz dão conta de que Silval possa estar na região do Manso. Na noite de ontem várias unidades móveis da polícia, incluindo um helicóptero, foram enviados para reforçar as buscas na região.
A Secretaria de Segurança disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que nenhuma informação nova surgiu desde ontem. O paradeiro de Silval ainda é um mistério.
Ex-secretários de estado são presos e Silval está foragido
Silval falta a CPI que investiga 'farra fiscal' em Mato Grosso
Silval recebeu notícia de prisão por fonte no Tribunal de Justiça