Plantão Policial

Golpista é preso por lesar mais de 30 vítimas

Um golpista que aplicou mais de R$ 1 milhão em golpes na região de Sinop (500 km Norte) teve a prisão preventiva cumprida em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, na semana passada e foi transferido para Sinop, na última terça-feira (25), nas investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop.

O estelionatário, Francisco das Chagas de Faria Fortunato, teve a ordem cumprida pela Derf de Campo Grande, a pedido da Polícia Civil de Mato Grosso. O delegado da Derf de Sinop, Ugo  Ângelo Rech de Mendonça, e equipe foram buscar o preso em Mato Grosso para responder pelos golpes aplicados em cerca de 30 vítimas, dos municípios de Sinop e Colíder (650 km ao Norte).

O golpista se passava por fazendeiro para comprar de gado e veículos, preferencialmente caminhonetes. Depois do primeiro e segundo pagamento sumia deixando as vítimas no prejuízo. "Disfarçava de fazendeiro, alugou caminhonete Hilux e ficava andando de carrão e corrente de ouro para 'passar' conversa nas vítimas", disse o delegado.

"Dava chegue sem fundos, pegou procuração de uma empresa de colchão abriu conta em um banco  comprou gado. A primeira parcela  pagava para ganhar a confiança", acrescentou.

Segundo o delegado, o estelionatário e os sócios arrendaram um sítio em Colíder para onde levava o gado roubado e de lá era revendido pelos comparsas Agnaldo Fagundes, considerado o 'braço direito' da quadrilha, e José Flávio de Dionísio, que auxiliava na compra do gado.  Os dois foram presos no começo de agosto, em Colíder, pela Derf de Sinop.

O chefe do bando de estelionatários também é investigado em crimes nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em  Colíder foi instaurado inquéritos para apurar golpes praticados no município.

O delegado informou que nas investigações tinham 16 vítimas identificadas e depois da prisão do estelionatário apareceram mais 12 e tem pessoas que ainda não fizeram boletim de ocorrência. "Ele conseguiu dar 'tombo' até em um pastor", disse Ugo.

Nas investigações foram recuperados um caminhão boiadeiro, uma caminhonete e um Uno locados, porém o gado não foi recuperado. Uma Hilux usava pelo golpista foi vendida em Mato Grosso do Sul.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em