A criação do Dia do Evangélico em Cuiabá gerou polêmica e reclamação dos lojistas do município. O decreto de mais um feriado municipal agradou a comunidade evangélica, porém causou a revolta de comerciantes, que diante a crise econômica, teriam que ficar mais um dia de portas fechadas.
Após se reunir com o Conselho de Ministros Evangélicos e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado, a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá chegou a um consenso e irá propor a mudança na data do feriado, passando do dia 31 de agosto para todas as segundas-feiras do mesmo mês, não importando o data exata em que caia.
A proposta que altera a redação do artigo 3° da Lei n° 5.940 de junho de 2015 passará pela apreciação dos vereadores na sessão ordinária da próxima quinta-feira (19).
O Dia do Evangélico foi aprovado por maioria absoluta na Casa de Leis. No entanto, o prefeito Mauro Mendes (PSB) vetou parcialmente a proposta de autoria do vereador Marcrean Santos (PRB). O socialista barrou apenas o fato de o dia virar feriado na Capital.
Os vereadores do Parlamento Municipal, por sua vez, derrubaram o veto parcial e o presidente Julio Pinheiro (PTB) sancionou o projeto de lei, qual foi publicada no Diário Oficial de Contas do último dia 09.
Além dos lojistas, o Parlamento também buscou ouvir representantes da classe evangélica. Enquanto os comerciantes queriam evitar um novo feriado, os evangélicos lutavam para garantir o benefício conquistado.
O autor da lei, vereador Marcrean Santos (PRTB), que pertence a bancada evangélica da Casa de Leis, justifica que a intenção da criação do feriado é destacar o papel social desenvolvido pelo grupo religioso. Ao explicar o intuito do feriado, o parlamentar defendeu o trabalho dos evangélicos na vida espiritual da população, com suas missões de resgate e doutrinação para “o caminho da salvação”.
“A intenção é destacar a importância que a comunidade evangélica tem para a sociedade cuiabana. Por muitas vezes o trabalho que é de responsabilidade do governo é assumido pela comunidade evangélica”, destacou Marcrean.
Vereadores de Cuiabá criam feriado municipal do Dia do Evangélico