Internacional

Inteligência sul-coreana; Kim Jong-un fez cirurgia no tornozelo

O serviço de inteligência sul-coreano acredita que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que ficou seis semanas sem aparecer em público, passou por uma cirurgia para remover um cisto do tornozelo, informa a agência de notícias Yonhap.Em uma sessão com os deputados, o Serviço Nacional de Inteligência também informou que, no último ano, Kim rebaixou quase 200 oficiais do exército e que 50 pessoas foram executadas no país vizinho.

Uma equipe de especialistas viajou a Pyongyang entre setembro e outubro para extirpar o cisto detectado no líder norte-coreano em maio, informaram parlamentares que estavam na sessão.Kim compareceu a um concerto com a esposa no início de setembro e depois ficou seis semanas afastado dos eventos públicos.A ausência provocou todo tipo de especulações sobre sua saúde e, inclusive, boatos de um golpe de Estado no país comunista.

O líder norte-coreano voltou a aparecer em público em meados de outubro, durante uma visita a um novo complexo residencial em Pyongyang. As imagens exibidas pela televisão estatal o mostraram caminhando com a ajuda de uma bengala.As 50 execuções no último ano estão relacionadas com o processo de punições que Kim iniciou contra os colaboradores de seu tio e ex-mentor político, Jang Song-Thaek, que foi executado pelo regime em dezembro de 2013, acusado de corrupção e traição.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que