Cultura

Teatro Experimental de Alta Floresta comemora 26 anos em MT

 
Na bagagem dos atores e técnicos do TEAF vão adereços, cenários, figurinos, instrumentos e vários outros apetrechos indispensáveis para proporcionar ao público destas cidades a oportunidade de fruição do clássico do Teatro Épico: “A Santa Joana dos Matadouros”.
 
Entusiasmados com o patrocínio e a possibilidade de mostrar o espetáculo também dentro do Mato Grosso, o TEAF encara o projeto como um presente de aniversário. 
 
Além do espetáculo, o TEAF leva em sua bagagem a “oficina Tertúlia Teatral”, uma ação formativa de compartilhamento de processo, técnicas e formas de gestão entre o TEAF e os grupos, artistas e interessados pela arte teatral. Essa atividade também será realizada em todas as cidades. 
 
Espetáculo 
 
A encenação de A SANTA JOANA DOS MATADOUROS é feita com sete atores do grupo se revezando entre as mais de trinta personagens e permanecem em cena, todo o tempo da encenação. Os atores acompanham a narrativa realizando a ambientação sonora, tocando e cantando e operando a luz, sentados em sete cadeiras dispostas nas laterais do espaço cênico. 
 
A peça mostra a História de uma jovem militante do movimento cristão que trabalha em prol dos pobres e oprimidos e, o seu envolvimento e da sua igreja com o universo de um empresário ambicioso que detém monopólio do gado e da carne. A História de Joana é contada em contra ponto a História da personagem Bocarra, empresário da carne que resolve sair do ramo, alegando ter sido tocado quando viu o sofrimento nos olhos de um animal sendo abatido. Ao propor para o seu sócio comprar sua parte nos negócios, esse diz aceitar, mas só compra quando ele acabar com a concorrência, o que acaba por provocar uma crise em todo o sistema de produção de carne, afetando a vida dos empresários e operários do setor, transformando a jovem em mártir da causa.
 
Bertolt Brecht, nesse texto, expõe de forma clara e didática como as grandes empresas determinam o funcionamento do mercado, liquidando com os concorrentes, criando seus impérios e monopolizando o mercado. Palavras e expressões como: corrupção, controle de mercado, formação de cartel, preço de mercado, crise de mercado, entre outras tão usadas na mídia atual, são demonstradas como são provocadas e utilizadas para enriquecer alguns e manter um sistema de exploração de mão de obra sempre ativo e produtivo para poucos. 
 
SERVIÇO:
 
O que: Circulação TEAF
Locais e datas:
Cuiabá – 15 e 16/07
Tangará da Serra – 17 e 18/08
Lucas do Rio Verde – 19 e 20/07
Guarantã do Norte – 01e 02/08
Alta Floresta – 08 e 09/08
Patrocínio: Banco da Amazônia
 
Da Assessoria 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e