A escolha, como o idealizador do projeto Itaici Brunetti escreve, considerou diversos aspectos das produções, como ano de lançamento e mistura de ritmos. "Só com o passar dos anos que se enxergam as reais contribuições que essas obras fizeram na música e na cultura de um país", observa, ressaltando ainda que a maioria da lista foi gravada em uma época pré-internet.
Os textos são assinados por Dafne Sampaio, Marcelo Costa, Miria Alves, Kid Vinil, Tiago Agostini, Silvia Ribeiro, Luiz Cesar Pimentel, Emicida, Rael, Arthur de Faria, Tatá Aeroplano, Pablo Miyazawa, Luiz Américo Lisboa Junior e Bruno Dias, no time composto por jornalistas e músicos. As capas ficaram por conta de Dalton Soares, Luciana Martins, Luciano Salles, Gustavo Piqueira e Yara Fukimoto.
Na lista de CDs estão: Sobrevivendo no Inferno (Racionais MC's), Os Afro-Sambas (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Tim Maia Racional vol. 1, vol. 2 e vol. 3 (Tim Maia), Krig-ha, Bandolo! (Kid Vinil), Raimundos (Raimundos), Solta o Pavão (Jorge Ben), Roots (Sepultura), Cabeça Dinossauro (Titãs), O Lado B do Hip Hop (SP Funk), Afrociberdelia (Chico Science & Nação Zumbi), Cluna da Esquina 2 (Milton Nascimento), A Sétime Efervescência (Júpiter Maçã), Selvagem? (Paralamas do Sucesso) e Acabou Chorare (Novos Baianos).
O lançamento acontece na próxima quarta-feira (2) na Sensorial Discos (Rua Augusta, 2389 – São Paulo), às 19h. Quem quiser adquirir a publicação antes, pode realizar a compra online pela loja virtual da Editora Lote 42 e conferir antes os textos e ilustrações do livro que, como o próprio slogan diz, é "para ler e ouvir alto".
Fonte: Terra