Mix diário

Assalto na USP: computador roubado de laboratório na virada do ano é encontrado pela polícia

Um dos computadores levados por criminosos durante o assalto a um laboratório da Universidade de São Paulo (USP) na virada de ano foi recuperado pela Polícia Civil na tarde de segunda-feira, 5. O equipamento estava na região do Rio Pequeno, na zona oeste da capital paulista, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.

A polícia ainda tenta identificar os autores do crime. Uma perícia no computador foi solicitada na tentativa de obter informações que possam ajudar na identificação, além de entender se os arquivos poderão ser recuperados. O caso está sendo investigado pelo 93º Distrito Policial, que fica no Jaguaré.

Projetos desenvolvidos há décadas

Os ladrões que roubaram o Instituto de Engenharia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) conseguiram a senha personalizada para abrir uma das portas da unidade e invadir o local. Além de fios e cordoalhas de cobre especial que seriam usadas em experimentos energéticos, eles levaram dois computadores com softwares contendo projetos que vêm sendo desenvolvidos há mais de dez anos.

Para o vice-diretor do IEE, professor Ildo Sauer, o roubo foi longamente planejado. “Para obter a senha de acesso, eles podem até ter infiltrado alguém lá no meio de nós. Não dá para crer que eles estavam atrás apenas dos fios de cobre. Se forem vender como sucata, pelo peso do cobre, talvez arrecadem de R$ 20 mil a R$ 40 mil. Mas, para nós, o custo de reposição será muito maior, pois era um material especial, para experimentação científica”, disse ao Estadão

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve