Mix diário

U9 Xtreme, que pode passar dos 490 km/h, será vendido no Brasil

O U9 Xtreme, da Yangwang, marca de esportivos da BYD, acaba de cravar 496,22 km/h na pista do Automotive Testing Papenburg, na Alemanha. Com isso, superou o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que chegou a 490,48 km/h em teste no circuito de Ehra-Lessien, também na Alemanha. Conforme o vice-presidente da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, uma unidade do superesportivo chinês será vendida no País.

“Em outubro, vamos divulgar quem poderá comprar o U9 no Brasil”, diz o executivo, dando a entender que há vários interessados. Segundo a fabricante, o esportivo terá apenas 30 unidades produzidas. O supercarro tem sistema elétrico de 1200V, ante 800V dos modelos europeus mais modernos, por exemplo.

Trata-se do primeiro carro do mundo feito em série com esse sistema. Com isso, é possível recarregar o conjunto de baterias Blade (feitas pela BYD), de 80 kWh de capacidade, de 30% a 80% em cerca de 10 minutos. Além disso, o carro tem quatro motores elétricos que podem girar a até 30 mil rpm.

0 A 100 KM/H

Conforme a marca, a potência total supera 3.000 cv. Já o torque combinado é de cerca de 171 mkgf. Para comparação, em um Porsche 911 Turbo são pouco mais de 77 mkgf. Com esse conjunto, o U9 Xtreme acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos.

O supercarro tem tração nas quatro rodas, pneus de competição e suspensão DiSus-X recalibrada. Segundo a BYD, o sistema é o primeiro desenvolvido por uma marca chinesa de veículos. Essa solução controla a suspensão e a carroceria de forma integrada, o que garante maior segurança e conforto, informa a empresa. A DiSus-X também equipa o SUV grande Yangwang U8.

De acordo com a marca, o superesportivo mede 4,97 metros de comprimento e 2,03 m de largura. É maior do que o 911 Turbo, cujas medidas são de, respectivamente, 4,43 m e 1,83 m. Porém, enquanto o peso do Porsche é de cerca de 1.600 kg, no Yangwang são quase 2,5 toneladas, sobretudo por causa das baterias. Aliás, o chinês tem várias peças feitas de fibra de carbono.

PREÇO MILIONÁRIO

Segundo a BYD, o Yangwang U9 Xtreme “é o carro de produção mais rápido do mundo”. Porém, assim como o francês Bugatti Chiron Super Sport 300+, o registro foi feito em apenas um dos sentidos da pista. Ou seja, não cumpriu a regra global para estabelecer recordes de velocidade por veículos, que considera a média obtida nas duas melhores passagens.

Não há informações sobre preço. Porém, como a versão de entrada tem preço na Europa de cerca de R$ 1,4 milhão, a expectativa é de que no Brasil o U9 Xtreme não deverá sair por menos R$ 2,5 milhões.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve