Haverá ainda reforço nos dois plantões de Cuiabá e no plantão de Várzea Grande para o recebimento de ocorrências e lavratura de autos de prisão em flagrante. O planejamento operacional visa à manutenção da ordem pública, nas regiões com festejos carnavalescos.
As Delegacias de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá, de Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), Defesa da Mulher de Cuiabá (DDM), Homicídios (DHPP) e Delitos de Trânsitos (Deletran) estarão atuando 24 horas para a confecção de boletins de ocorrência e tomadas de providências emergências, como flagrantes de crimes de homicídios e trânsito.
Já a Delegacia de Delitos de Trânsitos (Deletran) contará com apoio da Delegacia Móvel, do ônibus da Academia da Polícia Civil e cães do Canil da Delegacia de Entorpecentes (DRE), para realização das blitzes da operação Lei Seca, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, além de outros parceiros da ação de prevenção a acidentes de trânsitos.
Para confecção de boletins de ocorrências a Central de Registro, da Prainha, estará funcionando em regime normal, 24h. Ocorrências de furtos simples, perdas ou extravio de documentos, denúncias e comunicação de pessoas desaparecidas poderão ser feitas pelo site da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br), nas versões português, inglês e espanhol.
Denúncias de crimes podem ser comunicadas no serviço 197, para Cuiabá e Várzea Grande e 181 para os municípios do interior.