Harry S. Truman, nascido na cidade de Lamar em 8 de maio de 1884 e falecido em Kansas City em 26 de dezembro de 1972 foi o 33º presidente dos Estados Unidos. Truman chegou à presidência após a morte de Roosevelt. Nascido no Missouri, passou sua infância na na fazenda da família.
O seu primeiro cargo público foi de oficial do condado, e em 1934 foi eleito senador, ganhando proeminência nacional ao chefiar o Comitê Truman, que expôs gastos, fraudes e corrupção nos contratos de guerra governamentais.
Harry Truman era realmente um maçom entusiasta e antes de ser presidente americano exerceu o cargo de Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri, sendo um defensor aguerrido e ativo da instituição durante toda a sua vida.
Uma passagem histórica marcou esse seu entusiamo e a Loja Maçonica Beech Grove de Indiana. Em 1948, o presidente Truman fugiu da imprensa durante a campanha em Indianápolis para assistir à exaltação ao de Mestre Maçom de Donald Bauermeister. Bauermeister era jovem marinheiro de Indiana e serviou como fisioterapeuta a bordo do Iate Presidencial em Washington. Bauermeister e o seu pai assistiram ao discurso de Truman em Noblesville no início do dia e foram convidados por ele a viajar no seu vagão particular.
Após saber da cerimônia de exaltação, o presidente Truman repentinamente informou a sua equipa que desejava visitar a Loja Maçônica Beech Grove naquela noite. Os agentes dos Serviços Secretos esforçaram-se para convencer a imprensa de que Truman foi dormir cedo no seu trem na Union Station, o que ficou sem sucesso, pois mais de mil pessoas se juntaram nas ruas do lado de fora da loja maçônica para tentar ver o presidente adentrando no Masonic Hall, que se situava na 7th e Main Streets.´
Outro impasse surgiu com a chegada de Truman, pois os agentes de segurança não maçons foram impedidos de entrar na sala durante a cerimônia de iniciação, podendo apenas fazer as verificações necessárias quanto a inexistência de risco para o presidente antes da sessão. Truman disse aos agentes de segurança que não se preocupassem, pois garantiu-lhes que estava no lugar mais seguro possível na Terra.
Na sessão, Truman foi convidado a presidir à iniciação e se sentou na cadeira do Venerável Mestre, sendo perguntado como queria ser formalmente apresentado aos membros e visitantes da loja maçônica que estava ali reunidos. Ele humildemente recusou o título presidencial e pediu para ser identificado simplesmente como um Antigo Grão-Mestre do Missouri, apto para o trabalho na pedra bruta.
Todas as informações sobre a visita do presidente Harry S. Truman à Loja Maçônica Beech Grove em 1948 podem ser encontrados na obras Goodly Heritage (1968) de Dwight L. Smith, O Irmão Truman de Allen E. Roberts (1985) e mais recentemente no livro Heritage Endures (2018) de Christopher Hodapp.