Por Lucas Bellinello
Lojas, shoppings e bancos trabalharão em regime especial durante o fim de semana
No feriado da Sexta-Feira Santa, dia 29, os órgãos públicos municipais e estaduais permanecerão fechados, assim como o comércio. No entanto, serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, distribuição de água, defesa civil, fiscalização e controle de tráfego continuarão operando regularmente. Embora o feriado religioso seja apenas na sexta-feira, alguns estabelecimentos já começam a fechar na quarta-feira, como é o caso da Justiça Eleitoral.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, estabeleceu ponto facultativo nos órgãos públicos municipais a partir de quinta-feira, dia 28. Na sexta-feira, por ser feriado nacional, não haverá atendimento, sendo que o expediente normal será retomado somente na segunda-feira seguinte, dia 1º.
No âmbito estadual, o governo de Mato Grosso já havia divulgado em dezembro de 2023 a lista de feriados nacionais e estaduais, bem como os pontos facultativos previstos para 2024. A Sexta-Feira Santa continua sendo feriado nacional, cabendo aos dirigentes dos órgãos e entidades a manutenção dos serviços essenciais de acordo com suas áreas de competência, sem prejudicar as atividades públicas.
Em relação ao comércio, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) anunciou que o comércio na capital não funcionará na sexta-feira, conforme estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada pelos sindicatos do setor. As instituições financeiras e os Correios também não terão expediente durante o feriado religioso.
Nos shoppings, as lojas permanecerão fechadas na sexta-feira, com exceção das praças de alimentação e cinemas, que operarão normalmente das 11h às 22h. No sábado, o horário será o habitual, das 10h às 22h, enquanto no domingo de Páscoa, as praças de alimentação e cinemas funcionarão das 11h às 22h, e as lojas abrirão das 14h às 20h.
As agências bancárias de todo o país não atenderão presencialmente na Sexta-Feira da Paixão, conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Contas de consumo e carnês com vencimento nesse dia poderão ser pagos sem acréscimos no próximo dia útil. Os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis, oferecendo a maioria das transações financeiras do sistema bancário.