A ideia é promover o trabalho da ONG Innocence in Danger, ou Inocência em Perigo em português, através de símbolos da web para caracterizar o tipo de perigo que este ambiente virtual dos chats pode trazer para as crianças. Em todas as peças lemos a pergunta: “Quem realmente está conversando com seu filho?” escritas em inglês.
A ONG
Para quem não conhece ou não conhecia ate então, a Innocence in Danger é uma ONG criada em 15 de Abril de 1999 em resposta a reunião da UNESCO sobre o abuso sexual infantil ocorrida em Janeiro do mesmo ano. Naquela reunião foi criado e estabelecido um plano para combater o abuso sexual infantil e pedofilia na Internet.
De acordo com o site deles, a organização tem como objetivo sensibilizar, catalisar, educar e informar corpos governamentais e não governamentais, corpos europeus e internacionais, empreendimentos e o público em geral abrangendo escolas, comunidades e a juventude.
A Innocence opera no mundo todo junto a seus parceiros como órgãos oficiais, militares e de defesa civil.
A Estratégia por trás da campanha
Agora que já entendemos como a ONG funciona fica mais fácil de captarmos as intenções da mensagem da Rosapark em sua comunicação. A ideia é realmente boa e apesar de não ser nada excepcionalmente criativo, mas causa impacto e passa a mensagem de forma clara e simples.
Acho que colocar alguma dose a mais de texto ou informação visual enfeiaria e estragaria as peças como um todo, pois para esse tipo de ação realmente precisamos ver algo simples, sem ser muito rebuscado, mas que passe a mensagem e chame atenção. E realmente, devido ao fato de a própria face humana ter dado lugar e forma aos emoticons já ditam o tom certo e mostram o tipo de inocência quebrada ali, o de uma criança. É realmente uma bela e inteligente campanha com um resíduo tão ou mais importante que a própria causa pede, portanto parabéns a Rosapark pela criação, concepção visual e redação.
Plugcitários