Outra opção é a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul que continua em exibição no Cine Sesc Arsenal. O evento faz uma homenagem ao cineasta Vlademir Carvalho. O G1 preparou uma lista com datas, horários, locais, sinopse, valores e faixa etária de cada atividade. Confira abaixo:
Cyrano de Bergerac
O espetáculo 'Cyrano de Bergerac' será apresentado neste final de semana pelos alunos do ensino fundamental da Escola Livre Porto Cuiabá. A apresentação será entre sexta e domingo, no Espaço Cultural Liu Arruda, na capital. De acordo com a assessoria, em todos os dias o horário da apresentação está previsto às 16h e às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos uma hora antes da apresentação no valor único de R$ 10.
Na peça, Cyrano de Bergerac é um poeta que se considera feio e por isso esconde o amor que ele sente pela prima dele, chamada Roxana. Ela se apaixona por Cristian, um recém-chegado cadete militar.
Para que a prima dele não sofra uma desilusão amorosa, Cyrano empresta a alma dele ao corpo de Cristian. Ele é quem escreve as cartas apaixonadas do cadete para a namorada. No entanto, um terceiro pretende aparece querendo se casar também com Roxana.
O Espaço Liu Arruda fica localizado dentro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (65)3028-6625 ou pelo (65) 3623-6667.
A culpa
O filme 'A culpa é do Fidel', de Julie Grava, será exibido nesta sexta-feira (29), a partir de 19h30, no auditório da Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. A produção tem 99 minutos de duração e classificação indicativa de 16 anos. A entrada é gratuita.
O filme aborda a história de uma menina de nove anos chamada Anna de La Mesa. Ela mora em Paris e tem uma vida tranquila, divida entre escola católica e a família. No entanto, a rotina da garota começa a mudar no ano de 1970 quando o tio dela é preso e morto.
Assim que volta de uma viagem ao Chile a menina tem trocas constantes de babás, de apartamento e passa a ter visitas inesperadas de amigos estranhos. A UFMT fica localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367, no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá.
O Natal na Casa
A 5ª edição do 'O Natal na casa' está aberta para visitação de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h, na sala de exposição do Sesc Casa do Artesão, em Cuiabá. Segundo a assessoria, ao todo 12 peças serão expostas. Além da exposição, o público poderá conferir nesta sexta-feira, às 19h, uma apresentação musical com o Coral Infanto Juvenil da UFMT. A entrada é gratuita e a mostra segue até o dia 30 de dezembro.
As obras retratam o cenário cultural da vida de Jesus e terá como personagens principais Jesus, Maria e José. De acordo com a assessoria, todas as peças foram produzidas por estilo e caracterização dos artistas do Sesc Casa do artesão. Para elaborar as obras, os artistas usaram cerâmica, madeira, tecido, palha de milho, cabaça, latinha e biscuit.
O Sesc Casa do Artesão fica localizado na Rua 13 de Junho, 315, na esquina com a Rua Senador Metelo, no Bairro Porto, em Cuiabá.
Um passeio Revivendo Cuiabá
A exposição 'Um passeio revivendo Cuiabá', do artista plástico Wlamir Leite, também pode ser visitada entre segunda e sexta-feira, no horário das 13h até 18h, na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura. De acordo com a assessoria, são 57 obras que serão expostas até o dia 6 de dezembro. A entrada é gratuita.
Segundo a assessoria, as telas mostram as praças, igrejas, pontes, córregos e casarios da antiga capital. Além dessas obras, o acervo também conta com peças que mostram a localização do espaço urbano com a movimentação dos automóveis, árvores e também dos animais.
Ainda conforme a assessoria, as pinturas foram retiradas de livros por meio de álbuns gráficos de Mato Grosso que foram editadas na Alemanha. A Secretaria de Estado de Cultura fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, 247, no Centro de Cuiabá. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (65) 3613- 0205.
Orquestra de Mato Grosso
A Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) e o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho apresentam concertos populares em três cidades mato-grossenses. Em todos os dias as apresentações estão previstas para começar a partir das 20h. A entrada é gratuita.
Nesta sexta-feira, os músicos se apresentam no clube da cidade de Juína. Já no sábado, a apresentação está prevista para a cidade de Tangará da Serra. E no domingo, a apresentação segue para a cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no salão paroquial da igreja Nossa Senhora do Carmo.
De acordo com a assessoria, a ideia é equilibrar melodias instrumentais com ritmos e canções mato-grossenses, além de democratizar a músicas em um projeto intitulado 'Cantos do Brasil'. O repertório foi escolhido pelo diretor artístico da OEMT, maestro Leandro Carvalho, levando em consideração o perfil das apresentações.
Entre as músicas previstas estão clássicos da música de fronteira como 'Mi oración azul' e 'Meu primeiro amor', 'Índia e Choli', 'Saudade' e 'Chalana'. Entre os temas mato-grossenses estão 'É bem Mato Grosso', 'Sinhá Rita' e 'Tá faltando alguém aqui'.
A OEMT foi criada em 2005 e já fez concertos em 150 cidades de Mato Grosso, além de se apresentar em quase todo o país.
Voadeira no circo
O grupo Teatro de Brinquedo interpreta neste domingo (1º), a partir das 18h, o espetáculo 'Voadeira no circo', na praça do Restaurante Universitário, na UFMT. O evento faz parte da comemoração dos 43 anos de fundação da UFMT. Estão previstas atividades culturais a partir das 7h30, como caminhadas, jogos, contação de história, pintura, sorteio de livros, apresentação de música e de teatro.
De acordo com a assessoria, neste trabalho o grupo dá continuidade para as pesquisas em dramaturgia e em teatro de bonecos que já faziam anteriormente. A entrada é gratuita. A peça conta a história de uma viúva chamada Narcisa, que herda do marido um circo de bonecos. O local sempre foi o sustento e motivo de vida do casal. Porém, ela não percebe que o marido morreu e passa a dar vida aos três bonecos que animam a peça: Brutus,
Fiorella e Pedrinho.
Assim, após ganharem vida, os bonecos passam a ter sentimentos, como o amor e o ódio. No entanto, quando Narcisa descobre já é tarde demais. O grupo utiliza bonecos, máscaras, fogo, dança e música.
Ainda conforme a assessoria, os personagens foram criados a partir de leituras e estudos sobre o balé Petrushka, do compositor Ígor Stravinsky. O grupo Teatro de Brinquedo é formado desde 2006 por jovens mato-grossenses que estudam e pesquisam teatro de formas animadas.
8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Doze filmes devem ser exibidos neste final de semana na '8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul' que continua em exibição no Cine Sesc Arsenal, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, o evento faz uma homenagem ao cineasta Vlademir Carvalho e também produções realizadas por cineastas indígenas. A mostra pode ser conferida gratuitamente até o dia 22 de dezembro.
Nesta sexta-feira, a programação se inicia às 14h com a exibição do filme 'Barra 68- Sem perder a ternura'. A obra é do cineasta homenageado, tem 82 minutos de duração e classificação indicativa livre. O cenário se passa em Brasília, quando foi fortemente marcada pelos acontecimentos políticos, como a renúncia de Jânio Quadros e o golpe militar de 1964.
Os filmes selecionados abordam diversos temas relacionados aos direitos humanos, por exemplo, a inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, preconceito racial e direito ao trabalho digno.
Confira a programação completa
29 de Novembro
14h- Barra 68 – Sem perder a ternura (82’)
16h- Maio, nosso maio (12’) – Insurgentes (83’)
18h- Carga viva (18’) – A cidade é uma só (73’)
20h- Bicicletas de Nhanderu (48’) – PI’ÕNHITSI – Mulheres xavantes sem nome (54’)
30 de Novembro
14h – Malunguinho (15’) – Paralelo 10 (87’)
16h – Silêncio (12’) – Sibila (95’)
18h – Leve-me pra sair (19’) – Kátia (74’)
20h – Quando a casa é a rua (35’) -Em busca de um lugar comum (80’)
1º de Dezembro
14h – Caíto (70’)
16h – Os dias com ele (107’)
18h – O evangelho segundo Teotônio (85’)
20h – Acalanto (23’) – As Iracemas (84’)
O Sesc Arsenal, fica localizado na Rua 13 de Junho, no Bairro Porto, em Cuiabá, nos fundos do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (65) 3616.6901.
Exposição Viajante
A exposição 'Viajante', de Carlos Vergara, está aberta até o dia 21 de dezembro, de terça até sexta-feira, no horário das 14h às 21h, na Galeria de Artes do Sesc Arsenal, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, as obras exibem o resultado das viagens do artista às missões jesuítas na região sul do país. A entrada é gratuita.
Segundo a assessoria, as obras retratam fotografias das construções de jesuítas e índios guaranis, como também a etnografia, história e a arquitetura. Carlos Augusto Vergara dos Santos nasceu no Rio Grande do Sul, em 1941. Ele é cenógrafo, figurinista de peças teatrais e têm obras características do expressionismo e a arte pop.
Fonte: G1