“A prorrogação foi pela dificuldade dos artistas em enviar suas obras com a greve dos Correios. Então houve o entendimento da SEC-MT para a prorrogação, sem alterar a data do início e encerramento da exposição do Salão de Arte de Mato Grosso, bem como os demais itens do edital”, explicou o presidente da comissão organizadora, João Carlos Vicente Ferreira.
A “Exposição do Salão de Arte de Mato Grosso”, será realizada no período de 04 de dezembro deste ano a 21 de fevereiro de 2014. A Sec selecionará 20 artistas e premiará cinco deles, a fim de exporem suas obras no evento, nas categorias de desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, objeto, instalação, arte digital e vídeo-arte.
A vantagem é que dará tempo para os artistas que foram pegos de surpresa finalizarem seus trabalhos e mostrarem seu talento. Uma vez que o Salão de Arte de Mato Grosso é gratuito e tem o objetivo de ampliar o diálogo com a produção atual das artes visuais e estimular a reflexão sobre a produção cultural mato-grossense, de maneira a contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas linguagens e expressões no Estado.
O edital
O edital define ao interessado idade mínima de 18 anos, que seja brasileiro ou estrangeiro residente em Mato Grosso, devendo ser encaminhada a inscrição ao endereço da Gerência de Artes Visuais, no Pavilhão das Artes, localizada no Palácio da Instrução, situado na rua Antonio Maria, 151, bairro Centro, em Cuiabá, CEP 78.005-440. Juntamente devem ser anexados os documentos exigidos neste edital de concurso, regidos pela Lei n.º 8.666/1993, e enviados por meio dos Correios, com Aviso de Recebimento (AR) ou por Sedex.
Vale lembrar que as obras deverão ser inéditas, não sendo admitidas cópias ou reproduções de outros artistas. E quanto a categoria de fotografia, o material deverá ser em cores ou de reprodução colorida com impressão de qualidade visual, com tamanho mínimo de 13 x 18 cm e máximo em formato A4, na quantidade de três a cinco obras inéditas com as quais pretenda concorrer. Deverão ainda vir acompanhadas de informações complementares (ficha técnica) tais como: autor, título da obra, técnica e materiais empregados, dimensões, ano de execução e outros dados que o artista julgar necessário, no verso da mesma.
A abertura dos envelopes e seleção dos artistas será feita pela Comissão de Análise Documental entre os dias 09 e 11 de outubro de 2013. Qualquer esclarecimento e informações complementares sobre este Edital poderão ser obtidas no Pavilhão de Artes pelos telefones (65) 3613-9230 e (65) 3613-0216 (Pavilhão de Artes Visuais e Coordenadoria do Intercâmbio, das 13h as 19h).
Assessoria