Cidades

Estado é obrigado a destinar viaturas para atender delegacias do interior

 
A decisão é do Ministério Público do Estado (MPE-MT), por meio da Promotoria de Justiça de Cláudia e acatou parcialmente, o pedido liminar proposto pelo promotor de Justiça substituto de Cláudia, Osvaldo Moleiro Neto. 
 
Conforme consta na ação, além da falta de viaturas, não há efetivo nas delegacias dois dois municípios. A situação foi reconhecida pelo próprio delegado – que responde pelas duas delegacias – durante as investigações do Ministério Público. 
 
Em resposta à notificação recomendatória encaminhada pelo MPE, a Secretaria de Estado de Segurança Pública alegou que o “Governo está sensibilizado com a falta e a importância de veículos para o uso da polícia, porém que não poderia atender a solicitação”, afirmou ainda que “já estão relacionando a demanda em tela, dentre as prioridades para atendimento posterior”. Quanto ao aumento de efetivo ressaltou não haver possibilidade e que existe a previsão “da abertura de um novo concurso público para escrivães e investigadores”. 
 
Na decisão, a juíza substituta Thatiana dos Santos destaca que verificou “in loco” a situação da falta de viaturas durante correição realizada em junho nas delegacias. Para a magistrada, o Estado não respondeu aos anseios constitucionais da população, o que tornou necessária a intervenção do Poder Judiciário, acionado pela ação civil pública, para suprir a lacuna social que lá existia. “A questão da segurança pública é um dever do Estado e direito de todos, conforme prevê o artigo 144 do texto constitucional”, destaca a decisão.  A decisão foi proferida no dia 05 de julho.
 
 
Da Redação 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.