Cidades

Duas novas campanhas de combate à violência doméstica são lançadas

O curso será ministrado aos sábados na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa. Sessenta alunas, entre lideranças comunitárias, donas de casa e estudantes, vão receber informações sobre direitos fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Meio Ambiente, direitos das pessoas em situação de Violência, Conselho Tutelar e Direito do Trabalho.

Durante o lançamento do projeto, realizado na sexta-feira (08.03), no Plenário das Deliberações 'Deputado Renê Barbour', a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, destacou que a iniciativa tem como objetivo despertar nas mulheres a consciência da cidadania e o conhecimento dos direitos, além de possibilitar a redescoberta dos valores fundamentais para a convivência familiar e comunitária.

Segundo ela, projeto será desenvolvido um período de dois anos. Serão quatro turmas semestrais, sendo oito módulos por semestre. As aulas temáticas serão realizadas uma vez por semana. Os módulos serão apresentados por procuradores e promotores de Justiça, juízes de Direito, defensores públicos, advogados e profissionais que atuam em órgãos de defesa da mulher.

“Queremos capacitar essas mulheres para que conheçam seus direitos e se tornem pessoas comprometidas não só em mobilizar outras mulheres para a ação em defesa de seus direitos como também para atuar junto às instâncias dos serviços públicos policiais, de saúde, educação e órgãos essenciais à Justiça para buscar soluções concretas para os problemas”, afirmou a promotora de Justiça.

CAMPANHA: Durante o lançamento do projeto 'Promotoras Legais Populares', o Núcleo de Promotorias Especializadas no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher também apresentou a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher 2013 produzido pela Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid) . O vídeo, apresentado pela cantora Alcione, incentiva a realização de denúncias dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Além da campanha da Copevid, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso também é parceiro de uma outra campanha lançada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Fonte: MPE – MT

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.