Economia

Com dívida de R$ 184 mi, Justiça autoriza recuperação judicial do Grupo Modelo


Segundo o Advogado Eduardo Henrique Barros, da ERS Consultoria, responsável pelo caso e especialista em recuperação judicial, a crise de liquidez que se instaurou no mercado financeiro a partir de 2008, fez com que os bancos parceiros da empresa reduzissem a exposição de crédito. Diante disso o grupo teve que recorrer à tomada de recursos em instituições com taxas de juros maiores e prazos mais curtos, o que provocou alto endividamento, cenário este que deverá ser sanado pela recuperação judicial.

Ainda de acordo com a visão do advogado do Modelo, é importante ressaltar que a recuperação judicial do Grupo acontece no momento ideal para dar novo fôlego à empresa.

Eduardo Henrique esclarece que o grupo empresarial terá dois meses para apresentar o plano de recuperação judicial que contemple a forma de pagamento aos credores. No prazo de 120 dias o processo poderá estar concluído. “Renegociadas as dívidas o grupo terá retomada a capacidade de investimento e ampliação. A recuperação judicial existe para isso, renovar as empresas e mantê-las no mercado”, definiu.

O Grupo Modelo

O Modelo atua em Mato Grosso há 29 anos. Hoje, o Modelo é formado por 10 Supermercados, 2 Hipermercados, 3 Atacados de auto-serviço, 1 Centro de Distribuição, 3 Distribuidoras e a Transportadora Modelo. Atualmente, o Modelo está presente nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra e Primavera do Leste.

Altevir Magalhães, presidente do Modelo, explica que o grupo possui uma estrutura profissional de administração. A empresa contratou os serviços da KPMG Consultoria para reestruturar todos os negócios do grupo, e o processo da recuperação judicial é parte deste amplo programa, enquanto isso, nossa missão será aprimorar o atendimento e melhorar o abastecimento, declara o Presidente.

Da Redação com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26