Economia

Frango, ovo, milho e inflação em janeiro de 2013

Assim, para uma inflação de 404,83% (índice que toma como base o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas), o frango registra valorização nominal de 388,33%. Portanto, fechou o primeiro mês de 2013 a apenas 16,5 pontos percentuais do IGP-DI.
 
Essa é a menor diferença registrada nos 223 meses de existência do real e faz com que, também pela primeira vez e pelo segundo mês consecutivo, a remuneração recebida pelo frango vivo apresente evolução superior à do milho que, um ano atrás, por exemplo, registrava evolução 55% maior que a do frango. Agora é o frango que supera (com um ganho de 12%) a evolução registrada pelo milho.

Já o ovo continua à distância de tudo – da inflação, do frango e do milho. Fechou janeiro de 2013 com variação mínima em relação ao mês anterior, mas seu preço médio no mês não foi muito diferente daquele registrado entre julho e agosto do ano passado.
 
Em quase dezoito anos e meio acumula uma valorização nominal de 182%, ou seja, encontra-se 223 pontos percentuais aquém do IGP-DI acumulado nesse período. Se tivesse, como aconteceu com o frango, acompanhado mais de perto a inflação vinda desde 1994, teria alcançado no mês passado valor em torno dos R$90,00/caixa. No mercado real a média do mês não chegou a R$55,00/caixa.

FONTE: PrimeiraHora | AVISITE

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26