Não é novidade para ninguém a importância de se hidratar. Com a chegada dos dias mais quentes, isso se torna ainda mais importante, tanto para cães quanto para gatos. Porém, estimular esse consumo é sempre benéfico e necessário, principalmente para os felinos, que costumam beber menos. Por isso, separamos aqui seis dicas para você fazer seu pet beber mais água. Vamos conferir?
Benefícios do consumo de água para os pets
Por mais que o seu pet beba água naturalmente quando sente sede, somente esse meio não é o suficiente para que o consumo de água traga todos os benefícios possíveis a ele. Confira quais são os benefícios da água para cães e gatos:
- Pele e pelagem mais saudáveis;
- Ajuda na saúde dos rins;
- Promove melhor trânsito intestinal;
- Auxilia no trato urinário.
Como fazer o pet beber mais água
Somente deixar água à disposição não é o suficiente para atrair seu pet para se hidratar. Existem alguns truques e dicas que podem deixar esse consumo mais atrativo ao seu cão e gato. Veja:
1- Material do bebedouro
O material do bebedouro faz diferença na hora de servir a água ao pet. Prefira potes feitos de alumínio ou cerâmica, pois eles deixam a água mais fresca. Os bebedouros de plásticos, além de liberarem um sabor que pode incomodar alguns pets, também não são a opção mais higiênica, pois acumulam bactérias facilmente, podendo causar acne felina e canina.
2- Bebedouro para gatos
Para os felinos, o bebedouro deve ser largo e raso para que seus bigodes não esbarrem nas laterais. Espalhe bebedouros como esses pela casa para que o gato tenha mais de uma opção. Outra dica super importante é ter uma fonte de água. As fontes para gatos são uma ótima maneira de atrair o bichano para se hidratar, pois eles se atraem mais pela água corrente.
3- Bebedouro para cães
Deixe sempre mais de uma opção de bebedouro para o seu cão. Espalhe pela casa os potes, que devem ser, de preferência, grandes, para que seja mais confortável para o pet na hora de se hidratar.
4- Higienização dos bebedouros
Lembre-se de trocar a água do bebedouro ao menos duas vezes ao dia, pois isso ajuda na garantia de que o seu cão ou gato terá sempre uma água fresquinha. Além disso, higienize pelo menos uma vez por semana o pote para evitar o acúmulo de bactérias.
5- Localização do bebedouro
Na hora de escolher o local em que irá colocar o bebedouro do seu pet, não deixe perto do local em que ele faz suas necessidades, pois é anti-higiênico. Os gatos, por exemplo, são pets muito limpos, e podem evitar o consumo de água do bebedouro justamente por ele estar próximo de sua caixa de areia.
6- Ofereça ração úmida
A ração úmida, além de ser muito atrativa, possui um alto valor de água em sua composição – podendo variar entre 60% a 84%. Ou seja, além de se alimentar, ao consumir esse tipo de alimento, o seu pet estará se hidratando.
Além de ser positiva na questão da hidratação, esse tipo de alimentação traz outros benefícios.
Colocando essas dicas em prática, seu pet poderá aumentar o consumo de água, principalmente nos dias mais quentes, em que a refrescância da água faz tooooda diferença!