Não é incomum que pelo menos uma vez você já tenha se deparado com seu cachorrinho vomitando e é óbvio que se preocupou e tentou ajudá-lo da melhor forma.
Diante dessa situação, vamos falar neste post sobre o que dar para cachorro vomitando e quais as condutas ideais neste caso. Vem conferir!
Por que o cachorro vomita?
Antes de chegarmos no final da história, é necessário compreender os motivos que levam os peludos a vomitarem. São vááários e aqui vamos listar os mais frequentes:
- Intoxicação por plantas, venenos ou produtos químicos;
- Verminoses;
- Gastrite;
- Intestino obstruído;
- Algo que comeu e não caiu bem;
- Doenças infecciosas que apresentam sintomas gastrointestinais;
- Doenças cardíacas.
Importante saber as cores do vômito para entender a gravidade da situação, por exemplo: um cão vomitando espuma branca pode ter ingerido a ração muito rápido, o que vomita amarelo (bile) pode estar com problemas na digestão por ter comido algo que não está acostumado e o que vomita sangue pode estar com feridas no estômago ou até mesmo um tumor.
Leia também:
O que dar para cachorro vomitando?
Essa resposta não é uma regra e só pode ser definida após um bom exame físico e complementar realizado pelo médico-veterinário.
Geralmente, quando o pet vomita apenas uma vez e sem presença de sangue, não precisa se desesperar, basta observar se o ato irá se repetir. Caso se repita várias vezes ou tiver sangue junto, não hesite em levá-lo ao médico-veterinário, pois algo mais grave pode estar acontecendo.
O tratamento pode envolver a fluidoterapia, ou seja, a reposição de líquido, vitaminas e minerais, pois o vômito recorrente leva à desidratação, medicamentos responsáveis por “cortar” o vômito e o profissional poderá solicitar exames de imagem e de sangue para investigar a fundo o que pode estar ocorrendo com o peludo.
Não confie em receitas caseiras da internet e nem medique por conta própria o seu pet, tudo bem? Fazer isso pode piorar – e muito – a situação!
Agora que você já sabe o que dar para cachorro vomitando e que apenas o médico-veterinário poderá indicar o melhor tratamento, acesse o Blog da Petlove para mais dicas de saúde para os pets!