Você já reparou como os olhos e pupilas do seu gatinho mudam de forma e tamanho em determinadas situações? Seja quando ele está caçando e pronto para atacar um brinquedo ou até quando ele está prestes a receber seu petisco favorito, é normal que haja mudanças no formato da pupila. Mas você sabe o que os olhos e as pupilas do seu gato podem dizer? Confira nesta matéria.
Os olhos do seu gato podem expressar humor
Os gatos dão muito sinais antes de atacar e um deles é através do olhar! Notou que as pupilas do seu gato ficam estreitas? Isso pode sinalizar sentimentos como raiva, medo e até prazer, mas tudo depende da linguagem corporal para compreender o que o peludo está tentando expressar, por exemplo: se o bichano estiver tenso e em alerta e com as pupilas estreitas, é um sinal de que ele pode atacar, todavia, em outras situações, como em um momento no qual seu gatinho está recebendo carinho, esse formato das pupilas podem significar que o peludo está satisfeito com o momento e aproveitando muito!
Existe outro formato bastante conhecido, que são as pupilas largas, o famoso “olhos arregalados”, isso pode significar excitação, ansiedade ou medo e também vai depender do restante do contexto para conseguir entender o que o peludo pode estar sentindo. Esse tipo de olhar é comum quando o gato fica muito surpreso com algo ou até está prestes a receber comida.
Linguagem corporal também é importante!
Não dá pra saber o que o gato está sentindo apenas pelo formato das pupilas, por isso, é importante analisar a linguagem corporal em conjunto com os olhos! Se as pupilas estiverem estreitas ou dilatadas, observe os outros sinais como tensão, posição de ataque ou até apatia, isso vai te ajudar a descobrir se o seu gato está desconfortável com algo ou até se está doente.
Os olhos também podem ser uma janela de atenção para doenças
Notou uma grande diferença no formato e tamanho das pupilas do seu gato constantemente? Essa condição se chama anisocoria e é considerada um sintoma de que alguma doença ou decorrência de algum acidente que o bichano possa ter sofrido. Nesses casos, é importante levar seu gatinho para o médico-veterinário para verificar o quanto antes!
Agora que você descobriu o que os olhos e as pupilas do seu gato podem dizer, tenha sempre atenção aos sinais para saber qual o humor do peludo ou até se é necessário algum tipo de atenção médica.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog!