Muita gente gosta de um cházinho, já que ele pode trazer muitos benefícios, como acalmar, por exemplo. Existem outros efeitos benéficos que as ervas podem oferecer, e caso você queira levá-los para o seu peludo é necessário saber se cachorro pode tomar chá.
Cachorro pode tomar chá?
Sim, cachorro pode tomar chá, mas não todos! Alguns chás são permitidos e podem trazer diferentes benefícios medicinais para nossos filhos de quatro patas.
Chás que cachorro pode tomar
Agora, falando dos chás que cachorros podem tomar, vamos te mostrar uma lista recheada de opções que oferecem diversos efeitos medicinais interessantes para o seu pet! Confira:
- Lavanda: pode acalmar, desestressar, combater dores e ajudar contra a indigestão.
- Valeriana: tem poder levemente sedativo, aliviando o estresse e a ansiedade.
- Boldo: diminui gases, ajuda a tratar o fígado e diminui sintomas de enjoo e desconforto abdominal.
- Capim-limão: auxilia na redução de gordura no sangue; tem ação levemente sedativa e combate a diarreia.
- Gengibre: ajuda a aliviar náuseas e desconfortos do sistema digestivo. Também é antiinflamatório e analgésico.
- Erva-cidreira: também é uma erva que acalma, além de combater problemas gastrointestinais.
- Camomila: auxilia no tratamento de ansiedade e insônia; ajuda na digestão e na saúde da pele.
- Hortelã: melhora a respiração e combate o mau hálito e a má digestão.
Como servir chá para cachorro?
Caso esteja interessado em dar chá para o seu cachorro, você pode colocar o líquido em sua vasilha. Não se esqueça de que a temperatura da bebida pode ser fria ou morna. Muito cuidado para não acabar oferecendo quente e queimar seu pet.
Outra alternativa é dar o chá em cápsulas, que você pode diluir na água ou misturar na ração do seu peludo. Você também pode ferver as folhas das plantas, até que seu aroma se espalhe pelo ambiente, assim seu pet pode sentir junto com você.
Chás proibidos para cachorro
Assim como temos chás que são permitidos, há chás que são proibidos para cães, e que caso sejam consumidos por eles, podem fazer muito mal. Entre os chás que cachorro não pode tomar estão o chá de hibisco e aqueles que contêm cafeína, como é o caso do:
- Chá verde
- Chá-mate
- Chá preto
- Chá branco
- Chá de jasmim
O chá verde, além de proibido por conta da cafeína, também deve ser evitado por ser rico em oxalato, que se consumido em excesso, pode formar cálculos de oxalato de cálcio nos rins.
Caso queira oferecer um chá para o seu pet, converse com um médico-veterinário, que poderá te ajudar a dar a bebida da melhor forma possível, na medida certa e no modo que o profissional julgar melhor para o seu cachorro.