Você já deve ter se perguntando (mais de uma vez) por qual motivo os gatos se esfregam nas coisas, sejam em pessoas, móveis ou outros pets da casa. Seria uma incontrolável demonstração de carinho e apreço? Bem, na verdade não é bem assim…
Mas calma, apesar de não ser uma declaração de amor, não precisa deixar de suspirar toda vez que o gatinho fizer seu ritual de boas-vindas, esfregando a cabeça nos seus tornozelos, deslizando o tronco em sua canela e, por último, envolver sua longa cauda em torno de sua perna. Toda essa performance realmente é capaz de amolecer nossos corações.
Por que os gatos se esfregam nas coisas?
Os estudos mostram que os peludinhos fazem isso para marcar território com o seu cheiro, já que ao esfregarem seus corpos ocorre uma grande troca de odores capaz de criar um cheiro comum entre todos que partilham aquele ambiente.
Cientificamente falando, o gato procura espalhar a secreção das glândulas sebáceas que possui na zona temporal (entre o olho e ouvido), ao redor da boca e na base da cauda. Estas glândulas produzem substâncias denominadas feromônios, que deixam pessoas, objetos ou outros pets “marcados” como familiares.
É por isso que toda vez que você traz um móvel novo pra dentro de casa, o bichano corre para se esfregar, fazendo questão, óbvio, de alastrar seus feromônios. Mas, como essa marca olfativa se esvaece com o tempo, o seu filho de quatro patas tem que repetir continuamente esse ritual. Entendeu agora por que ele é “amarradão” na sua mesinha de centro?
As feromonas de familiarização são capazes de reduzir outros tipos de marcação como, por exemplo, a urina. Há algum tempo, produtos sintéticos que agem de maneira semelhante às feromonas passaram a ser comercializados no intuito de controlar as outras formas de marcação do gato.
Fica então registrado que a “esfregação” do felino não é uma genuína demonstração de amor do ponto de vista humano, por outro lado, não dá pra negar que o peludinho só vai praticar esse ritual com aqueles que lhe despertam algum interesse e de certo modo transmitem uma sensação boa e de segurança.
Agora que você já sabe porque os gatos se esfregam nas coisas, visite o Blog da Petlove para mais dicas de educação felina.