Cidades

Cuiabá autoriza retomada de comércios e aulas híbridas na rede particular

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) liberou a retomada dos estabelecimentos comerciais que estavam suspensos por não se enquadrarem no grupo das atividades essenciais e também permitiu o funcionamento das unidades de ensino da rede particular na modalidade híbrida [com aulas remotas e presenciais].

As normativas do Decreto nº 8.388 entrarão em vigor a partir deste sábado (10). Clique AQUI para acessá-lo na íntegra.

Conforme o documento, todos os estabelecimentos podem abrir as portas das 5h às 20h, respeitando as medidas restritivas de prevenção à Covid-19. Mesmo com a liberação, o gestor destacou que continua valendo o sistema de rodízio de funcionários e colaboradores, diminuindo a circulação de pessoas no mesmo ambiente de trabalho, conforme consta no Decreto nº 8.382.

“Agora, todos poderão trabalhar e garantir o seu sustento. Nossa única exigência é que isso aconteça com responsabilidade, respeitando todas as medidas de biossegurança. É necessário que tenhamos essa sensibilidade e compaixão com o trabalhador. Precisamos apoiar quem está lutando para colocar comida na mesa de sua família”, disse o prefeito.

Em relação à volta das aulas nos centros particulares de ensino, foi estabelecido que a capacidade de ocupação nos ambientes não pode passar de 50%, além do distanciamento entre as carteiras e uso de máscaras. Para a rede pública municipal, a previsão é de que essa mesma metodologia passe a vigorar em 3 de maio.

O documento autoriza ainda o uso das academias de ginásticas nos condomínios de Cuiabá. “Já havíamos liberado os playground e, agora, o mesmo está sendo feito com as academias, desde que isso ocorra com 50% da capacidade total do ambiente. Ou seja, se o espaço é feito para 10 pessoas, apenas cinco poderão utilizá-lo por vez. Isso, claro, deve ser somado a todas as outras medidas de biossegurança”, pontua.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.