Estudantes e artistas da MT Escola de Teatro se apresentam na segunda (16) e terça-feira (17) com mais uma edição Mostra de Cenas.
Os grupos sobem ao palco do Cine Teatro Cuiabá, apresentando três peças inspiradas nas conseqüências vivenciadas pelos povos afetados por regimes de segregação social. Os espetáculos começam às 19h30, e a entrada é gratuita.
Esta é a sexta edição da Mostra de Cenas, que é realizada pelos estudantes do curso superior tecnológico em teatro. A ação tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática dos conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula.
Nos dois dias de programação, os grupos apresentam três peças com duração de vinte minutos cada uma.
Artistas estreiam mais uma edição da Mostra de Cenas — Foto: MT Escola de Teatro
Os espetáculos se baseiam no conceito da Necropolítica, uma expressão utilizada pelo cientista político Achille Mbembe para designar como políticas públicas ou ações estatais podem implicar na negação de direitos, marginalização e até mesmo na morte de determinados grupos sociais.
Para compor os espetáculos, os artistas pesquisaram notícias atuais relacionadas ao tema.
A programação começa com a peça ‘A cerca de nós’, uma história de luta que se passa em um hospital público onde os rivais feridos de um conflito agrário são obrigados a dialogar e expor seus respectivos pontos de vista sobre as questões que os levaram ao embate.
Em seguida, será encenada ‘Desafinar o coro dos contentes’, que trata das relações cotidianas entre empregados e empregadores, sob a ótica das desigualdades sociais existentes entre as diferentes classes.
O espetáculo de encerramento será ‘Necron’, que remete a uma sociedade do futuro onde o Estado controla o uso de armas letais, e a população é dividida entre conservadores e libertários.
A MT Escola de Teatro é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e a Associação Cultural Cena Onze.
Esta é a segunda turma da MT Escola de Teatro, que formou 33 artistas no final de 2018, que hoje atuam profissionalmente nas áreas de teatro, cinema e televisão.
Único curso tecnológico superior de Teatro de Mato Grosso, a graduação oferece ênfase nas áreas Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.
Ao todo, são 60 alunos no curso superior, cuja proposta pedagógica leva a assinatura de Ivam Cabral (diretor executivo da SP Escola de Teatro) e Rodolfo García Vázquez (coordenador de direção).