Economia

Governo não adere à prorrogação do Confaz para aprovar lei até o fim de agosto

Mato Grosso não aderiu à prorrogação do prazo dado pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para a homologação da lei geral de reinstituição dos incentivos fiscais. A data limite que era de 31 de julho passou para 31 de agosto, conforme portaria publicada nesta sexta-feira (12) pelo conselho.

“Quatro Estados não aderiram à prorrogação, um deles é Mato Grosso. O Estado não viu necessidade de aderir a essa novo prazo, então, continuamos com a decisão de aprovar o projeto até o dia 31 deste mês”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho.

O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM) afirmou que a prorrogação dada pelo Confaz foi para a correção de modelos de regulamentação enviadas pelos Estados aos seus Legislativos. O que era para ser feito em lei foi protocolado em decreto.

“Mato Grosso já enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei, então não houve necessidade de mudança. Mas, acho que seria bom um prazo mais para dar mais um fôlego nas negociações”.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 53/2019 deve entrar na pauta do plenário na próxima semana, quando encerra o prazo determinado por Botelho para que as comissões setoriais analisem as regras que serão mexidas em agronegócio, comércio, indústria e energia – neste ultimo ponto o governo já voltou atrás na taxação da produção de energia solar transferida para a rede distribuição.

Os 12 deputados que compõem as quatro comissões articulam a produção de um projeto de lei substitutivo geral ao texto, que deverá ser apresentado na próxima semana.

Em nota, o governo diz que "Mato Grosso foi diligente, cumpriu com as metas previstas e encaminhou o processo dentro do prazo, aguardando agora aprovação da Assembleia, não havendo necessidade de prorrogação de prazo. Quando o edital foi publicado, Mato Grosso já havia cumprido a meta estabelecida pelo Confaz, motivo pelo qual não foi inserido neste novo decreto de prorrogação".

Texto atualizado às 17h18 para acréscimo de informação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26