Cultura

João Farkas leva para bruxelas mostra fotográfica sobre o pantanal mato-grossense

Registrar para documentar e preservar. Este pode ser o mote do projeto ‘Documenta Pantanal’, uma iniciativa que prevê o desenvolvimento de ações multimídias que, mais do que celebrarem a beleza e biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio. Com cerca de 40 imagens, a exposição “Brazil Land & Soul”, do fotógrafo João Farkaschega à Casa do Brasil (localizada na sede da embaixada brasileira), em Bruxelas, onde ficará em cartaz entre 23 de maio e 14 de julho.

 Fruto de quatro anos de trabalho e sete expedições ao Pantanal mato-grossense, a mostra é o cerne de um circuito de exposições no Brasil e no exterior. Em novembro de 2018, “Brazil Land & Soul” teve sua primeira mostra na embaixada brasileira
em Londres, registrando um público de mais de 2.000 pessoas. Em paralelo à mostra ocorreu um seminário sobre as questões do ecossistema, reunindo especialistas brasileiros e internacionais neste bioma na discussão de alternativas de desenvolvimento sustentável e preservação, com ênfase também nas possibilidades turísticas.

 O material, cedido pelo fotógrafo para a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, reúne imagens com dimensões que variam de 100 x 70 cm a 150 x 100 cm e estarão dispostas horizontalmente sobre o solo segundo concepção da brasileira Marina Willer (sócia do Pentagram Studios de Londres). A intenção é proporcionar ao visitante a sensação visual de estar em sobrevoo sobre o território pantaneiro, replicando, dessa forma, a maneira como as imagens, muitas delas aéreas, foram produzidas. Esta mostra, que no Brasil integrará o projeto “Documenta Pantanal”, poderá ser vista pelo público no segundo semestre.

 Onde: Casa do Brasil – Embaixada do Brasil na Bélgica

Endereço: Avenue Louise 350, Bruxelas

Vernissage: 23/5, às 18h

Período para visitas: 24/5 a 14/7; de segunda a sexta, das 10h às 17h; gratuito

 Sobre João Farkas

João Paulo Farkas sempre esteve em contato com a fotografia. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é fotógrafo profissional desde 1979, com especialização na School of Visual Arts e no International Center of Photography de Nova Iorque (1980-1981). Foi fotógrafo correspondente das revistas Veja e Isto É e também trabalhou como editor de Fotografia. Ganhou o prêmio ABERJE e Bolsa Vitae de Artes/Fotografia. Seus trabalhos fazem parte de importantes acervos e museus brasileiros e integram o acervo do ICP – International Center of Photography – Nova York, Maison Européenne de la Photographie, em Paris, e Tulane University (New Orleans), entre outros.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e