O governador Mauro Mendes deve participar, nesta quarta-feira (20), de reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a reforma da Previdência. Mendes irá acompanhado pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
O encontro deve reunir os governadores dos 26 Estados e o Distrito Federal para discutir a proposta da União para mudanças no modelo de benefícios. Hoje, alguns governadores cobram o apoio do Planalto no andamento das propostas de reforma estaduais como condição para alinhamento de ideias.
Eles também esperam a definição do texto final da proposta para dar prosseguimento às pautas estaduais. Mato Grosso integra a segunda linha, visto já ter um esboço de mudanças pré-aprovado. O governo deve encaminhar nos próximos meses para a Assembleia Legislativa uma proposta que aumenta a alíquota de contribuição de 11 para 14%.
A mudança busca mitigar o déficit do setor que tem projeção de encerrar 2019 na casa dos R$ 4 bilhões.
No nível federal, o governo enfrenta crise causada pela polêmica entorno do secretário da Presidência, ministro Gustavo Bebianno, sobre os candidatos laranjas supostamente financiados pela direção nacional do PSL. A crise, segundo o jornal Folha de S. Paulo, levou o ministro Paulo Guedes a desidratar a proposta da reforma previdenciária, afetando principalmente as medidas para os Estados se ajustarem ao crescente rombo.
{relacionadas}