No próximo dia 29, a Choperia do Sesc Arsenal abre as portas para a “Algazarra”, livro do escritor Santiago Santos, que dá início a um projeto com um recorte de 50 drops literários escolhidos a dedo pelo autor. O livro estará sendo vendido por R$ 40 no evento de lançamento que começa às 19h.
“Algazarra” se configura como o segundo livro de ficção de Santiago Santos é composto por uma coletânea repleta de minicontos, drops literários e flash fictions. “Flash Fiction nada mais é que o termo inglês que designa o miniconto, uma narrativa que se desdobra entre 300 e 1.000 palavras, com começo, meio e fim”, explica Santiago, via assessoria.
As primeiras flash fictions escritas por Santos foram publicadas em seu próprio Facebook, mas acabou migrando para um site próprio para a proposta. Você pode acessar Flash Fictions clicando aqui. Entre revistas, jornais, blogs, sites e zines do país, Santiago Santos já soma 420 textos publicados.
“O barato desse formato breve é justamente essa mistureba, a possibilidade de atirar pra qualquer lado que venha à cabeça. Uma semana é uma história policial, na outra fantástica, na outra um faroeste, na outra realista contemporânea, na outra uma ficção histórica, na outra uma falsa corrente de e-mail. As possibilidades são infinitas", conta.
Santiago Santos publicou em 2016 o livro "Na Eternidade Sempre é Domingo", pela editora cuiabana Carlini & Caniato, uma miscelâna de contos que explora a história e a mitologia dos incas, seguindo os passos de uma mochileira que vai ao Machu Picchu e de volta acompanhada por Nipi, um guia inca de alguns séculos de idade. Além de escritor, Santiago é tradutor do inglês, preparador de originais e jornalista. Nas horas cheias, também atua como gerente financeiro.