Cidades

Festa reúne mais de 50 mil devotos

Na manhã desta quinta(22), a romaria da bandeira de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade de Várzea Grande visitou , o gabinete do prefeito Sebastião Rezende(Tião da Zaeli).

O prefeito diz que é gratificante participar das festividades e ver a alegria da comunidade nesse fervor de fé e esperança.

“Manter essa tradição é possibilitar às gerações futuras o conhecimento da história da população baseada na fé e devoção a Nossa Senhora da Guia. É um momento de grande emoção” declara.

Fotos: Mary JurunaA rainha da festa, Erzila Miranda Fautina, diz que o evento este ano, vai receber uma comitiva maior numa promoção de intercâmbio cultural e religiosa. “Teremos um grupo de bailado do Paraguai, eles vem fazer uma apresentação aqui para conhecer a nossa cultura e apresentar a cultura deles”.

Dona Erzila conta que depois da passagem da bandeira nos bairros, iniciam-se as novenas nas comunidades e missas. “No dia 05 de abril, será aberta a feira gastronômica e artesanal a partir das 20h. Em seguida tem apresentação do grupo de Siriri da Flor Ribeirinha e do grupo Bailado de Assumpção e encerramento com a Banda Geração”.

As festividades se encerram no domingo (06/05) e começam às 6h com alvorada de show de fogos e músicas marianas. Às 8h procissão com saída da Igreja Nossa Senhora da Guia, 9h30 missa no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel, 11h30 feira gastronômica, 12h apresentação do grupo vocal de Várzea Grande,14h show de Pescuma, Henrique e Claudinho,15h30 show de Montenegro e Boiadeiro e 17h sorteio de prêmios.
História

A igreja que leva o nome da Santa foi inaugurada 25 anos depois da fundação da cidade. Construída por famílias tradicionais de Várzea Grande, demorou dois anos para ser finalizada e hoje, é patrimônio histórico da humanidade.  

Em Várzea Grande, segundo testemunhos dos mais antigos, narram-se que Nossa Senhora da Guia começou a ser venerada na 1ª década de sua fundação, com as primeiras famílias que ergueram ali suas cabanas na várzea, estas de origem portuguesa, paraguaios e negros.  

Regina Botelho- Da Redação

Fotos: Mary Juruna

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.