Política

Dilma receberá prêmio Bertha Lutz do Senado nesta terça

A distinção é concedida a personalidades femininas que contribuíram para a ampliação dos direitos e do espaço da mulher na sociedade, sob vários pontos de vista. Dilma é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República no Brasil. Sua trajetória começou na luta contra a ditadura militar, tendo sido presa e torturada.
Além da presidente, serão agraciadas Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990); a primeira senadora da história do Brasil, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.
Essas quatro premiadas deverão ser recepcionadas no Salão Branco do Congresso pela equipe de Relações Públicas do Senado às 9h40. O protocolo da cerimônia indica que elas seguirão à sala da Presidência do Senado, onde serão recebidas pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
O grupo deverá, então, voltar ao Salão Branco dez minutos depois para a chegada da presidente da República, marcada para as 9h50. Após os cumprimentos, eles seguirão ao Plenário, onde a mesa da solenidade será composta por Sarney, Maia, Dilma, as senadoras Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as representantes da bancada feminina da Câmara, deputadas Rose de Freitas (PMDB-ES) e Benedita da Silva (PT-RJ).  Sarney e Marco Maia devem falar na cerimônia. Também é esperado o pronunciamento de Dilma Rousseff.

Agência SenadoO prêmio
Esta será a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001, com o nome de Bertha Lutz (1894–1976), que foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil, líder na luta pelo direito de voto das mulheres. A indicação dos nomes para receber o prêmio pode ser feita por qualquer entidade de âmbito nacional, governamental ou não. Os nomes são, depois, avaliados por um conselho, que escolhe cinco agraciadas. Para a premiação deste ano foram 30 indicações.

Agência Senado

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões