Plantão Policial

Integração de forças vence incêndio florestal no Parque Estadual do Araguaia

Depois de seis dias de combate a equipe de emergências ambientais atuante na operação Abafa Araguaia extinguiu o incêndio que atingia no Parque Estadual do Araguaia, no município de Novo Santo Antônio, leste de Mato Grosso.

A equipe composta por integrantes do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar, da ONG Aliança da Terra, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e da prefeitura municipal atuou desde o início do incêndio.

Durante os dias de corrida contra a evolução do fogo, as equipes percorreram cerca de 2700 KM dentro do parque em três veículos Auto Rápido Florestais e lançaram aproximadamente 110.000 litros de água. Foram mais de 30 horas de combate aéreo com o avião tanque do CBMMT, construíram 15 km de linhas de defesa (aceiros) com a permanência de militares por mais de 80 horas na frente de combate.

Além do enfrentamento do fogo também foi feito o monitoramento preventivo com uma moto apropriada para o terreno e a aeronave. “Somado ao esforço da equipe, o uso de estratégia de gestão de incêndios e a coordenação aérea dos trabalhos terrestres se mostraram fatores determinantes para o êxito da missão”, afirma o Tenente-Coronel BM Paulo Barroso, comandante do BEA.

O dano ambiental dano atingiu quase 5% do PE do Araguaia, o que corresponde a cerca de 12.000 ha do total de 223.200 ha da Unidade de Conservação. O incêndio de grandes proporções foi favorecido pelos ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar devido aos mais de 90 dias sem chuva na região. Essas condições tornaram complexa a operação de supressão do fogo, que teve propagação inclusive por partículas incandescentes em nuvens de fumaça.

Apesar da dificuldade, o TC BM Gledson Comandante da Operação destacou como preponderantes para extinção de incêndios desta magnitude “a integração de esforços para proteção ambiental e as ações especializadas resultantes dos investimentos que o Corpo de Bombeiros vem fazendo na capacitação de sua tropa”. Toda operação foi apoiada pela SEMA, SESP, CBMMT, Prefeitura de Novo Santo Antônio, ONG Aliança da Terra e agricultores da região. Equipes da ONG e unidades do CBM da região vão manter vigilância no Parque pelos próximos dias.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em