Nacional

60% das pessoas no mundo gastam mais de 3 horas sentadas diariamente

Você que passa horas e horas no escritório, sentada, em geral, na frente de um computador e se esqueça de dar uma “levantandinha” vai se assustar. E talvez mudar de hábito. Jovens pesquisadores brasileiros fizeram uma interessante análise do impacto da prática de ficar sentada sobre todas as causas de mortalidade. A conclusão do estudo mostra que permanecer sentado muito tempo pode aumentar o risco de morrer prematuramente, enquanto a substituição do tempo sentado pela posição de pé ou pela atividade física moderada pode neutralizar este efeito. Parta chegar a estas afirmações os pesquisadores usaram dados de pesquisas de 54 países, analisando tempo gasto sentado por mais de três horas por dia, juntamente com dados sobre o tamanho da população, tabelas atuariais e mortes globais. O estudo foi publicado no “American Journal of Preventive Medicine”.

         Os resultados mais expressivos mostram que mais de 60 por cento das pessoas, em todo o mundo, gastam mais de três horas por dia, sentadas. Segundo os autores o tempo sentado contribuiu para 433.000 mortes entre 2002 e 2011. Um dado foi a estimativa do tempo médio que as pessoas passam sentadas entre os países: 4,7 horas por dia. A redução deste tempo a metade iria resultar numa queda de 2.3% em todas as causas de mortalidade. A associação entre o tempo gasto sentado e mortalidade já foi encontrada em outros estudos, sendo que a relação persiste mesmo após a contabilização de outro exercício físico. Embora seja difícil estabelecer relação de causalidade entre ficar sentado e morte por qualquer causa, a associação é evidente.

       Antes que os cientistas descubram fica uma sugestão para homens e mulheres que passam uma eternidade sobre cadeiras: levantem-se, nem que seja de vez em quando. Em vez de manter a garrafa de água na sua mesa, jogue-a fora e vá tomar água em outro local.

(Rezende et al. All-Cause Mortality Attributable to Sitting Time Analysis of 54 Countries Worldwide. Am J Prev Med 2016)

Fonte: UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus