DESTAQUE 3 Economia

ZPE de Cáceres mira novas indústrias e exportação de produtos com maior valor agregado

Empresários interessados em investir em Mato Grosso discutiram oportunidades de negócios na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres durante seminário realizado na quarta-feira (14), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. O encontro apresentou os incentivos fiscais, os procedimentos para instalação de empresas e o potencial do empreendimento para atrair indústrias voltadas à exportação.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, defendeu a ampliação da divulgação da ZPE em outras regiões do estado para atrair novos investidores. Ele também destacou a necessidade de avanços na logística multimodal para facilitar o comércio com países vizinhos da América do Sul. Segundo Rangel, a estrutura pode funcionar como ponto de partida para a industrialização mato-grossense e ampliar o acesso das empresas aos mercados internacionais.

O presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec), Francis Maris, afirmou que o empreendimento já está em funcionamento e conta com uma empresa que exporta madeira de teca. A expectativa é atrair novos negócios a partir de 2027, com a instalação de indústrias de diferentes segmentos. Segundo ele, empresas da região demonstraram interesse em ocupar a estrutura.

Entre os setores com potencial de investimento estão a produção de mel, frigoríficos de aves, mármore e derivados da soja. Maris também afirmou que há conversas para instalar uma indústria de esmagamento de soja na ZPE, com o objetivo de exportar farelo, óleo e outros produtos processados, em vez de comercializar apenas o grão in natura. A proposta busca agregar valor à produção estadual e ampliar a geração de empregos e renda.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, ressaltou que Mato Grosso precisa avançar na industrialização para aproveitar melhor sua produção agropecuária. Ela destacou investimentos estaduais em logística, energia e qualificação profissional como fatores importantes para atrair empresas. Já o secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Fábio Pucci, afirmou que o modelo busca estimular exportações, investimentos e desenvolvimento econômico e social nas regiões onde está instalado.

Organizado pelo Sistema Fiemt, pela Azpec, pela ZPE de Cáceres e pela Invest MT, com apoio do LIDE Mato Grosso e da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), o seminário reuniu representantes do poder público e do setor produtivo. A programação abordou o cenário nacional das ZPEs, as oportunidades para a economia mato-grossense e as perspectivas para 2027, incluindo palestra do economista Paulo Rabello de Castro sobre desafios e possibilidades para o desenvolvimento.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26